Inspiral confirma Momo e Cristóvam para evento final em setembro

O grande evento final do Inspiral, que está marcado para os dias 20 e 21 de setembro, na Praça do Nonagon – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, na cidade de Lagoa, recebe mais dois nomes para subir ao palco, no dia 21, Momo e Cristóvam.

Em nota de imprensa, autarquia lagoense informa que Momo é a alcunha musical do cantor e compositor brasileiro Marcelo Frota, que tem no seu grupo de seguidores nomes como Patti Smith e David Byrne, gigantes que partilharam a sua música em playlists e murais de Facebook. Camané é um dos mais recentes fãs confessos deste brasileiro que escolheu Portugal para viver.

O artista irá apresentar trabalhos como “Voá”, editado pela Universal no início de 2017, “Pensando Nele”, primeiro single de um disco produzido por Marcelo Camelo, e os temas “Mimo”, que tem a colaboração de Rita Redshoes, e “Nanã”, do compositor brasileiro Wado. Momo lançou “A Estética do Rabisco” (2006), “Buscador” (2008), “Serenade of a Sailor” (2011) e “Cadafalso” (2013). Os quatro mereceram o aplauso da imprensa internacional e o reconhecimento de publicações de referência do Brasil como “O Globo” que escolheu “Serenade of a Sailor” para ombrear com discos de Chico Buarque e Criolo nas escolhas para melhores trabalhos de 2011. O canal de televisão Multishow também distinguiu Momo com um prémio revelação no mesmo ano, realça a mesma nota.

O cantor integra a coletânea “A Tribute to Caetano Veloso” com a música “Alguém Cantando”, ao lado de nomes como Rodrigo Amarante, Beck, Ana Moura e Marcelo Camelo, entre outros.

Juntamente com Wado e Cícero, Momo gravou em Lisboa, em 2013, o trabalho “O Clube” que celebrou o encontro dos três brasileiros com os artistas portugueses Fred Ferreira (Banda do Mar, Orelha Negra), Diego Armés (Feromona, Chibazqui), Bernardo Barata (Diabo na Cruz) e Alexandre Bernardo (Laia). O novo disco foi gravado na Califórnia e tem data de edição prevista para 2019. O alinhamento inclui letras em português, inglês e francês. 

Por sua vez, Cristovám traz temas do seu primeiros disco a solo, “Hopes & Dreams”, que será lançado no próximo dia 28 de setembro, em todas as plataformas digitais e em CD. O cantor açoriano cresceu rodeado da coleção de discos do seu avô, assim como de rádios a válvulas, amplificadores, gira-discos, velhos microfones e uma máquina de jukebox. Com 6 anos já ouvia todo o tipo de música. Aos 11 começou a tocar, pouco depois a compor e passou a sua adolescência a tocar em bandas de garagem.

Hoje, com 29 anos, sentiu que atingiu a maturidade necessária para lançar o seu primeiro disco a solo. “Hopes & Dreams” foi, com efeito, gravado por Pedro Villas Silva, nos estúdios Namouche em Lisboa e consolida todo o universo de influências e vivências, deixando assim Cristóvam a sua marca pessoal. Trata-se de um disco com sonoridades reminiscentes de um universo indie-folk. Um dos seus temas já foi galardoado com um 1º lugar no aclamado International Songwriting Competiton e outro foi selecionado para a banda sonora do filme “A Canção de Lisboa”. Segue, brevemente, uma digressão por todo o país com a apresentação do seu disco.

De referir que este evento, podemos ler naquela nota do município, é o culminar de um projeto itinerante, que teve início em setembro do ano passado, com espetáculos de artistas de todo o mundo como Valter Lobo, Luís Alberto Bettencourt ou The Heart and The Void, que percorreu espaços e equipamentos culturais de todo o concelho de Lagoa.

Congregando, acrescenta-se, as forças vivas do concelho e das suas gentes, este projeto educativo e cultural pretende marcar o arranque do ano letivo, durante dois dias, para um mini- festival de oito concertos, acompanhado pelo conceito de “Street Food”, recorrendo à gastronomia local. Contará, igualmente, com a realização da Feira de Ocupação de Tempos Livres, promovida pela Associação de Pais da EBI Padre João José do Amaral, em parceria com a respetiva escola e a Câmara Municipal, “onde a cultura e a educação ganharão nova pujança”.

DL/CML

Categorias: Cultura, Eventos, Lagoa, Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*