XXVII Grande Festival de Folclore da Relva

Com a realização da vigésima sétima edição do Grande Festival de Folclore, que terá lugar no sábado dia 27 de julho do corrente ano, a Freguesia da Relva será uma vez mais palco de um  evento etnográfico organizado pela Junta de Freguesia da Relva e pelo Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva.

Desde 1993, é o maior certame do género realizado na ilha de São Miguel e um dos maiores dos Açores.

Bem-conceituado a nível nacional e internacional, desde 1996 que é reconhecido pela Federação do Folclore Português.

Para a 27.ª edição, a organização conta com vários grupos da ilha de São Miguel, com o Rancho Folclórico Camponeses de Canados, da Estremadura Saloia, com o TRAGA – Associação de Folclore Tradições de Gaula, da Madeira, e com o Folk Dance Ensemble “GRANDINELE.”, da Lituânia.

Pelas 19h30, haverá Entrega de Lembranças, no Centro Cívico e Cultural da Relva, seguindo-se o Desfile Folclórico e Etnográfico, pelas 20:30 horas, percorrendo a Avenida 5 de Agosto e Avenida da Igreja. Às 21h00, dar-se-á início ao XXVII Grande Festival de Folclore da Relva – Mostra Folclórica do Atlântico.

Um programa recheado do melhor folclore, estando a atuação dos grupos prevista pela seguinte ordem: Grupo Folclórico de São Miguel – Ponta Delgada; TRAGA – Associação de Folclore Tradições de Gaula, Santa Cruz – Madeira; Grupo Folclórico da Fajã de Baixo; Grupo Folclórico de São José – Salga; Rancho Folclórico Camponeses de Canados, Alenquer, Estremadura Saloia – Continente Português; Rancho Folclórico de Santa Cecília – Fajã de Cima; Folk Dance Ensemble “GRANDINELE“, Panevezys – Lituânia; e o Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva.

Assim, estarão de mãos dadas em palco, montado a preceito, num cenário que nos transporta a vivências de um ou mais séculos atrás, nesta edição fazendo referência ao trabalho do pão, desde o milho até à cozedura, vivência tradicional desta freguesia como em tantas outras. O ambiente será como habitualmente contagiante, com o jardim e igreja iluminados para as Festas de Nossa Senhora das Neves, que se iniciam neste fim-de semana.

A Organização, Junta de Freguesia da Relva e Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva, espera como em anos transatos, uma grande multidão, que certamente irá lotar o espaçoso recinto, numa noite que nos fará reviver outras épocas e culturas diversas.

DL/GFCBR

Categorias: Regional