Todos os utentes de São Miguel com médico de família a partir de setembro, anuncia Secretária Regional da Saúde

A Secretária Regional da Saúde anunciou que, “a partir de setembro, todos os utentes da Ilha de São Miguel vão ter médico de família”, sendo que o Governo dos Açores está a fazer “todos os esforços para garantir que, num curto espaço de tempo, cada cidadão açoriano tem acesso a um médico de família”.

Teresa Machado Luciano falava à margem da audiência da Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

Questionada pelos jornalistas sobre as comissões de Dissuasão da Toxicodependência, a Secretária Regional afirmou que “as três existentes na Região estão a funcionar em pleno e têm feito ações de formação nomeadamente com os agentes da PSP, tendo sido formados, só em 2019, cerca de 280 profissionais nesta área específica”.

Sobre a hipótese de uma remuneração fixa para os trabalhadores destas comissões – tal como acontece no continente e na Madeira -, Teresa Machado Luciano admitiu que “esse aspeto poderá ser avaliado”, sustentando que “os profissionais trabalham em excelentes condições nas unidades de saúde de ilha, em espaços próprios”.

Interpelada sobre turnos a descoberto nas equipas de Suporte Imediato de Vida (SIV) da Ribeira Grande, a Secretária Regional da Saúde garantiu que “todos os turnos da noite estão a ser assegurados, havendo pontualmente apenas alguns em falha”, recordando que “a unidade Básica de urgência da Ribeira Grande funciona das 08:00 horas às 00:00 horas, havendo também a SIV e a urgência do hospital daquela cidade”.

Teresa Machado Luciano acrescentou ainda que a tutela está a trabalhar “no sentido de contratar mais enfermeiros para assegurar todos os turnos”.

DL/Gacs

Categorias: Regional, Saude

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*