Rui Bettencourt reafirma importância dos jovens açorianos na construção do futuro da Europa

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas reafirmou a importância da  participação dos jovens açorianos na construção do futuro da Europa.

Rui Bettencourt, que falava após ter recebido os alunos da Escola Básica e Secundária de Santa Maria, vencedores do concurso multimédia ‘Os Açores, a Europa, o Futuro’, frisou que se tratam de jovens “que estão em plena idade escolar, que estão a concluir o ensino secundário, que estão a fazer projetos com a sua vida profissional, com a sua formação académica e universitária e são jovens que projetam o futuro”.

O titular da pasta das Relações Externas adiantou que o Governo dos Açores pretende continuar com o programa de Cidadania Europeia para “continuar a proporcionar aos jovens açorianos momentos de reflexão sobre as questões ligadas à Europa, ligadas a essa pertença europeia e a esta identidade europeia que também implica os Açores e os açorianos”.

Relativamente ao vídeo vencedor, Rui Bettencourt considerou tratar-se de um trabalho “com grande sensibilidade” e que “coloca uma reflexão muito interessante sobre o futuro, com a maneira  como os jovens veem esse futuro e como veem a Europa implicada nesse futuro”.

Os alunos marienses deslocam-se esta semana a Bruxelas onde terão a oportunidade de visitar o Gabinete de Representação da Região Autónoma dos Açores, a Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER) e o Parlamento Europeu, entre outros locais da capital belga.

O Secretário Regional salientou ainda o facto de um dos jovens que integra a equipa vencedora Escola Básica de Santa Maria e também é membro do Clube Europeu desta escola, João Raposo, ter sido hoje distinguido com o prémio jornalista da fase regional do Parlamento dos Jovens, felicitando-o por esse facto.

A equipa ‘Cagarros Europeus’ da Escola Básica e Secundária de Santa Maria, constituída pelos alunos Isabela Quadrado, João Raposo e Pedro Amaral, sob a responsabilidade do professor Rui Quadrado, foi a vencedora regional do concurso multimédia “os Jovens, a Europa, o Futuro”, promovido pelo Governo dos Açores no âmbito das comemorações do Dia da Europa 2019 e do programa “Cidadania Europeia – A Europa para os Açorianos”.

DL/Gacs

Categorias: Educação, Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*