‘Além do Azul’ aborda os bastidores da arte piscatória

Integrado no Festival Lagoa Bom Porto, festa em honra de São Pedro Gonçalves Telmo, a decorrer até este domingo, dia 23 de junho, no Porto dos Carneiros, está patente uma exposição fotográfica “Além do Azul”, da autoria de Marcelo Borges.

A exposição é um trabalho que surge a convite da Associação de Pescadores de Lagoa, com o intuito de valorizar a atividade piscatória local num formato visual, acessível e didático.

Segundo o autor, “a exposição ‘Além do Azul’ é uma narrativa visual que aborda com objetividade os bastidores da arte piscatória, em particular do pescador tradicional lagoense. Compõe-se por dez fotografias que resumem um conjunto de etapas primárias e essenciais, bem como quatro apontamentos que de forma figurativa representam a composição das embarcações e o espírito colaborativo presente nesta comunidade”.

“As fotografias estendem-se no tempo e assumem-se como uma singela homenagem àqueles que em terra ancoram o medo e vivem horizontes em constante desafio”, revela o autor.

Segundo Marcelo Borges, o pescador deve ser considerado como uma parte importante do nosso património. O seu conhecimento provém de um conjunto de saberes geracionais, aprendidos e desenvolvidos pela arte de saber fazer.

“Será pertinente recordar que o seu conhecimento e a sua experiência revelaram-se fundamentais para o sucesso dos descobrimentos marítimos portugueses. Para cumprir a sua função e as suas responsabilidades confina-se apenas aos receios, para assim conseguir enfrentar léguas de mar e um extenso horizonte”.

O autor desta exposição adianta ainda que “para que o futuro seja promissor e partilhado, é determinante preserva o mar e o ecossistema marinho, usufruindo dos seus recursos de forma responsável e aliando a inovação a valores ambientais e sociais”.

Marcelo Borges refere ainda que a exposição foi igualmente possível à colaboração da vice presidente da Associação de Pescadores, Verónica Almeida, grande impulsionadora do festival e o exemplar trabalho desenvolvido pelos serviços de carpintaria da Câmara Municipal de Lagoa.

Recorde-se que o Festival Lagoa Bom Porto é organizado pela Associação de Pescadores da Lagoa Bom Porto e pela Câmara Municipal de Lagoa. 

DL/MB

Categorias: Cultura, Lagoa, Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*