Fotógrafo João Freitas lança livro intitulado “O Azevedo das Forças”

O fotógrafo João Freitas irá lançar no dia 26 de junho, pelas 19h00, na Sala de Sessões da Junta de Freguesia de São Pedro, em Ponta Delgada, o livro intitulado “O Azevedo das Forças”.

Este livro é o resultado de um trabalho de pesquisa realizado pelo autor sobre a vida de João Joaquim de Azevedo, mais conhecido por Azevedo das Forças, um atleta nascido a 26 de junho de 1880 na freguesia de São Pedro e quase desconhecido nos nossos dias.

Este correu vários países da Europa, América do Norte e do Sul, trabalhando nos melhores circos da época e também praticando pugilismo e luta greco-romana profissional.

Foram muitos os aplausos e as vitórias que “Azevedo das Forças” conquistou nos ringues e nas pistas dos vários teatros e circos onde passou.

João Joaquim de Azevedo faleceu em Ponta Delgada no dia 13 de março de 1944 vencido por uma doença do coração, vivendo os restos dos seus dias apenas da caridade dos seus conterrâneos.

Como é evidenciado por José Silva no prefácio desta obra,

 “… João Joaquim de Azevedo, o “Azevedo das Forças”, cujos feitos resumidamente o meu pai contava, foi um ídolo, foi um herói, foi rico, mas terminou a vida abandonado e na miséria.

Usou a força dental e de braços para dar espetáculos e para ser um ginasta de eleição.

A força que tinha proporcionou-lhe ganhar muito dinheiro, mas foi insuficiente para segurar o que ganhou.

Foi usado, foi roubado, foi aldrabado. A força física foi impotente para segurar a força das palavras e das ações de quem se aproveitou…”

Esta obra será apresentada por Pedro Zeferino.

A edição tipográfica da publicação foi custeada pela Junta de Freguesia de São Pedro.

A receita da venda deste livro, no dia do lançamento, reverte a favor de instituições da referida freguesia e durante as festas das verbenas de São Pedro, que decorrerá entre o dia 25 e 30 de junho no Relvão, estará à venda na barraquinha do Marítimo Sport Clube a favor das camadas jovens do clube.

Sobre o autor: João Manuel da Rocha Freitas, nasceu a 10 de setembro de 1962 na cidade de Ponta Delgada. A emblemática zona piscatória da Calheta Pêro de Teive, onde cresceu, teve um grande impacto no seu espólio, altamente focalizado nas tradições culturais do povo açoriano. É fotojornalista profissional desde 1980 e já publicou dezenas de trabalhos em orgãos de comunicação social regional, nacional e internacional.

DL/JF

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*