EBI de Água de Pau: Projeto “Todos Juntos Podemos Ler” na Biblioteca Escolar de Água de Pau

Pelo segundo ano consecutivo, a equipa da Biblioteca Escolar de Água de Pau desenvolveu o Projeto “Todos Juntos Podemos Ler”, um Projeto de Educação Inclusiva. promovido pela Rede Regional de Bibliotecas Escolares e financiado pela PT-Portugal Telecom.

Na fase inicial, após o resumo e simplificação do conto “O  Macaco do rabo cortado”, de António Torrado, destinado aos alunos que frequentam o 3.º ano de escolaridade, as docentes Elisabete Lopes, de EVT, e Noémia Ventura, do 1.º Ciclo,  em conjunto com os alunos do 4.º DOV, elaboraram um  livro sensorial ou quiet book, um livro interativo em que cada página apresenta uma atividade motora a ser cumprida pela criança. Ao manusear o livro e realizar as atividades, a criança descobre diferentes sensações através do contato com novas texturas e cores. O livro,  trabalho único e singular, produzido artesanalmente pela Turma 4.º DOV, sob a orientação das docentes supracitadas, foi feito em feltro e decorado com uma série de elementos – botões, fios de renda, missangas, tecidos de várias tonalidades e texturas, recortes de pacotes de leite, escamas de peixe, (cortes de) rede de pescador, arame…  – permitindo uma abordagem à temática das profissões e adaptando-se à fase que a criança está a viver. Este tipo de livro destina-se a estimular a autonomia e a liberdade do aluno, possibilitando o aprimoramento da coordenação motora fina, memória e concentração, através de atividades que a criança terá a oportunidade de realizar sozinha.

Concluído o livro sensorial, a equipa da Biblioteca Escolar convidou a turma 3.ºH e a sua Titular, Graça Sociedade, para uma sessão sobre o conto. O aluno Jonas Almeida, abrangido pelo Projeto “Todos Juntos Podemos Ler”, descreveu brilhantemente  as imagens do livro sensorial e , num momento de pré-audição, manuseando o livro, previu algumas das profissões que iriam ser abordadas pelo macaco que decidiu cortar o seu rabo comprido e encaracolado.

Seguidamente, após audição atenta do conto, os alunos participaram em dois jogos, um que testou a sua atenção/concentração durante a audição – um Kahoot realizado sobre o texto nos computadores e nos tablets– e um outro, que promovendo, de forma reiterada, a escrita correta de palavras/profissões, se tornou um momento de pura diversão – um dominó sobre profissões.

Por último, a equipa da Biblioteca aproveita para agradecer os preciosos trabalho e empenho dos alunos da Turma 4.ºDOV e a excelente e contínua cooperação das docentes Elisabete Lopes e Noémia Ventura!

BEEBIAP
(Artigo publicado na edição impressa de julho de 2019)

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*