Diretora Regional da Cultura participa no Encontro Internacional de História e Genealogia Açoriana, no Brasil

A Diretora Regional da Cultura participa, de 15 a 17 de junho, no Encontro Internacional de História e Genealogia: fontes documentais e produção do conhecimento – dos Açores e do Rio Grande do Sul”, promovido pelo Centro Histórico-Cultural Santa Casa, que terá lugar em Porto Alegre, no Brasil.

Neste encontro internacional, Susana Goulart Costa vai proferir duas palestras, no âmbito de um vasto programa de atividades que inclui a realização de diversos painéis temáticos.

O Encontro visa, entre outros objetivos, divulgar estudos de História e Genealogia que relacionam os Açores e o extremo sul do Brasil, apresentar os arquivos dos Açores como fonte privilegiada para a investigação histórica e genealógica sobre Açorianos que se estabeleceram no Rio Grande do Sul e reunir os representantes dos Arquivos Municipais e Estaduais deste Estado brasileiro para a apresentação das fontes documentais e bibliográficas disponíveis nos seus acervos, relativas à presença açoriana.

No contexto dos resultados alcançados com a realização deste Encontro, está prevista a produção de um Guia Geral de fontes documentais relativo à diáspora açoriana dirigida ao Brasil meridional, entre os séculos XVIII e XX.

Para além da colaboração das direções regionais da Cultura e das Comunidades, este evento conta também com o apoio institucional da Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul, do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul, do Arquivo Histórico da Cúria Metropolitana de Porto Alegre e da Oficina das Origens.

DL/Gacs

Categorias: Comunidades, Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*