Alunos da Escola Tavares Canário visitam ETAR de Água de Pau

A Câmara Municipal de Lagoa, através do Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CEFAL) realizou uma visita de estudo à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Água de Pau com os alunos de uma turma do 4º ano da Escola Básica Tavares Canário. O objetivo foi dar a conhecer o funcionamento da estação de tratamento, situada zona da Baixa D’ Areia, assim como todas as etapas e processos envolvidos.

Os alunos puderam, assim, conhecer o importante papel da ETAR no tratamento das águas residuais da freguesia de Água de Pau, que, em 2018, tratou 3540m3 de água residual. O técnico da autarquia explicou às crianças que a água que chega à estação de tratamento vem através da rede de esgotos espalhada pela freguesia e que recolhe a água proveniente das atividades humanas domésticas, como tomar banho ou lavar os dentes, mas também das máquinas de lavar roupa ou louça e das casas de banho.

Esta ação pretendeu sensibilizar e demonstrar aos mais novos a importância do uso racional da água, bem como o funcionamento de uma ETAR, que é destinada a reduzir a carga poluente das águas residuais, de modo a que a descarga do efluente tratado não afete negativamente o meio recetor.

DL/CML

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*