Novo executivo toma posse na EBI de Água de Pau

Decorreu no passado dia 28 de maio, a cerimónia de tomada de posse do novo executivo da Escola Básica Integrada de Água de Pau. Hermínia Rodrigues ocupa, a partir de agora e nos próximos três anos, o cargo de presidente do conselho executivo do mais recente estabelecimento escolar do concelho de Lagoa.

A sala do auditório da EBI de Água de Pau encheu-se de convidados, pais, alunos e funcionários da escola para dar as boas-vindas ao novo conselho executivo. Antes de cessar funções, Paulo Martins, presidente da Assembleia de Escola, deu posse ao novo executivo composto pela presidente Hermínia Rodrigues, as vice-presidentes Rosa Costa e Catarina Amaral. Paulo Martins fará, também, parte deste novo executivo, tomando o cargo de assistente técnico-pedagógico.

Segundo o professor, “o alcance do sucesso educativo não é exclusivamente da responsabilidade da escola, nem exclusivamente da família e da própria comunidade. Tanto a escola como a família são responsáveis pela educação dos alunos. A escola dá resposta a um dos vários desafios que têm vindo a ser colocados, para tornar-se numa instituição focada no exercício da cidadania. Os pais, enquanto cidadãos, e as escolas, enquanto instituições, são dois polos essenciais à democracia”. “Estamos certos de que, tanto o sentido de responsabilidade como o espírito de liderança apresentados pelo conselho executivo cessante são uma mais valia para os cargos que a nova equipa agora se compromete a desempenhar continuando o trabalho realizado neste último mandato”, acrescentou.

Foi de forma emocionada que o executivo que cessou funções, constituído pelos professores Joana Medeiros, Susana Barrinho, Carla Pereira e Eduardo Cabral, se despediu do cargo. Cada um dos professores recebeu uma recordação de homenagem, das mãos de alunos representantes dos quatro ciclos de ensino, por todo o trabalho realizado em prol da EBI de Água de Pau.

“Queremos que nos próximos três anos, que nossa escola seja reconhecida pela qualidade e inovação da sua ação educativa. Ambicionamos uma escola dinâmica, inclusiva, inovadora e focada na formação de crianças e jovens autónomos e responsáveis e cidadãos mais felizes e ativos”, revelou a nova presidente do conselho executivo, Hermínia Rodrigues, no seu discurso de tomada de posse.

Segundo a professora do 3º ciclo do ensino básico, os quatros objetivos centrais do novo executivo são: “incrementar uma cultura de escola forte positiva, melhorar o sucesso educativo dos nossos alunos, promover um clima positivo de aprendizagem escolar e gerir de forma racional e sustentável os recursos humanos e materiais dos espaços escolares e serviços”.

DL/CML

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*