Governo Regional alerta para os perigos do cyberbullying com mensagens projetadas nas escolas e unidades de saúde

A Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências está a assinalar o Dia Mundial da Internet junto das unidades de saúde e escolas da Região, através de uma ação de sensibilização alertando para os perigos do cyberbullying.

Com o recurso à projeção de imagens e mensagens nas salas de espera e espaços públicos pretende-se chamar a atenção para a problemática da “sextorsão”.

O fenómeno está relacionado com ameaças de divulgação de imagens íntimas para forçar alguém a fazer algo, por vingança, humilhação ou para extorsão financeira, sendo uma forma de violência grave, que pode levar a consequências extremas como o suicídio.

Através desta campanha informativa, a Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências sinaliza situações consideradas como “sextorsão”, como sejam, as invasões de contas, ameaças sexuais ou criação de falsos grupos ou perfis.

A divulgação de mensagens alusivas a este tema, incluem também dicas de ajuda em caso de ser vítima, nomeadamente, através de queixa à Polícia de Segurança Pública.

As empresas de Internet podem ajudar a remover imagens. Em Portugal, elas são obrigadas a remover qualquer conteúdo que viole a intimidade e que tenha sido publicado sem autorização.

O Dia Mundial da Internet, assinalado a 17 de maio, foi instituído pela Organização das Nações Unidas em janeiro de 2006. A data é também conhecida como Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação.

A efeméride visa fazer uma reflexão sobre as potencialidades e desafios das novas tecnologias na vida dos cidadãos.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*