“Endógenos” vence terceira fase do concurso criativo Use&Abuse

O projeto “Endógenos”, submetido por Katrin Krupka e Caterina Plenzick, venceu a terceira fase do concurso “Use&Abuse”, destinada à apresentação de ideias baseadas na utilização de solos como a pozolana e a pedra-pomes.

As vencedoras, designers de profissão e de formação, arriscaram na utilização da pedra-pomes, material endógeno, e propuseram-se a concentrar o seu uso no desenvolvimento de materiais compósitos minerais, bem como a aplicá-los em elementos arquitetónicos modulares de design.

Katrin, oriunda da Alemanha, e Caterina, nascida em Itália, formaram equipa com o objetivo de projetar materiais, processos e objetos no limite entre o artesanato e a indústria.

Segundo as designers, a sua prática é baseada em pesquisa, onde procuram formas de explorar as fronteiras entre o design e a arte, encontrando através delas novas aplicações de materiais.

O projeto “Endógenos” junta-se agora aos projetos “Asentar” e “Escova de Dentes”, eleitos como vencedores das fases anteriores já encerradas, e que se encontram já em processo de desenvolvimento com vista à prototipagem e futura comercialização.

Até ao momento, a equipa do projeto “Use&Abuse” considera os resultados da iniciativa muito satisfatórios, sendo que já atraiu dezenas de candidaturas de diversas áreas e designers de renome.

A organização sublinha, no entanto, que a participação pode ser feita por qualquer pessoa, maior de idade, criativo de profissão ou não, esperando-se uma elevada participação por parte da comunidade criativa regional, tendo em conta o interesse demonstrado até ao momento.

Até ao próximo dia 31 de maio está a decorrer a quarta e última fase do “Use&Abuse”, que pretende agora desafiar a criatividade de todos, na conceção de novas ideias de aplicações de madeiras como a criptoméria e a acácia, materiais endógenos dos Açores.

A utilização que fuja às habituais das madeiras e que traga impacto à Região será a premiada com um apoio para o desenvolvimento e prototipagem para comercialização, ficando os direitos de autor do lado do criador da ideia vencedora.

O “Use&Abuse” é promovido pelo Governo dos Açores, no âmbito do projeto PICA, através do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC).

As candidaturas podem ser submetidas digitalmente, através da plataforma online da iniciativa, em picriativa-azores.com/, onde podem ser consultadas todas as informações relativas ao concurso.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*