Empresas açorianas com condições mais vantajosas de financiamento

A SDEA – Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores e a GRENKE RENTING S.A. assinaram um protocolo de colaboração, que permite às empresas açorianas acederem a novas ferramentas de financiamento, com condições mais vantajosas no âmbito da transformação digital e da Indústria 4.0.

“O protocolo celebrado entre a SDEA e a GRENKE permitirá disponibilizar, em condições mais vantajosas para as empresas açorianas, ferramentas de financiamento adequadas às necessidades de curto prazo, associadas a processos de transformação digital, bem como a outros investimentos direcionados para o aumento da produtividade e eficiência empresariais, sendo complementar a todas as iniciativas já existentes”, referiu o Presidente do Conselho de Administração da SDEA, aquando da assinatura do protocolo, na cidade de Lagoa.

Para Vítor Fraga, este é “mais um contributo para o reforço da competitividade das nossas empresas; um auxílio no sentido da afirmação dos nossos negócios nos mercados regional, nacional e mesmo internacional”, salientando que “um território arquipelágico como o dos Açores, afastado dos mercados e com descontinuidade territorial, as tecnologias digitais permitem às nossas empresas inserirem-se quer em cadeias de valor locais (cadeias curtas), quer globais (cadeias longas)”.

Assim, disse, “impõe-se a promoção de uma transformação digital nas empresas açorianas, abrangente e robusta, que englobe a integração do digital nas vertentes organizacionais, processos de produção, cadeias de logística e distribuição, promoção e vendas”, que “em síntese, promovam mudanças disruptivas ao nível dos modelos de produção e negócio”.

Nesse sentido, o presidente do conselho de administração considerou “fundamental o desenvolvimento de mecanismos de incentivo à mudança para o digital por parte das empresas açorianas”, permitindo dessa forma “dotar o setor industrial regional de ferramentas que apoiem a realização de iniciativas Indústria 4.0”.

A propósito recordou algumas medidas como a Distinção Empresa Digital Açores ou o Vale PME Digital Açores.

DL/SDEA

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*