Cristina Calisto enaltece papel das CPCJ

A Escola Básica e Integrada de Água de Pau foi palco do Encontro Regional de Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), realizado pelo Comissariado dos Açores para a Infância (CAI). Esta iniciativa pretende dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelas CPCJ dos Açores e proporcionar às mesmas uma oportunidade de reflexão sobre a sua atuação no âmbito do sistema de promoção e proteção.

A presidente da Câmara Municipal de Lagoa marcou presença na cerimónia de abertura do evento, onde também estiveram a Secretária Regional da Solidariedade Social, Andreia Cardoso, o Diretor Regional Paulo Fontes e a Presidente do Comissariado dos Açores para a Infância, Isabel Rodrigues.

Na ocasião, Cristina Calisto enalteceu “o papel primordial das CPCJ, no cumprimento de uma nobre missão que é ter crianças mais protegidas, mais defendidas e menos expostas a riscos”.

Segundo a edil lagoense o papel do município de Lagoa é colaborar nesta missão. Cabe às entidades públicas e sociais, proporcionar uma abordagem uniforme, definidora de papéis e responsabilidades, ágil na intervenção atempada e eficaz nos casos em que crianças e/ou jovens possam estar sujeitos a riscos.

Como forma de assinalar o “Dia Internacional da Família”, celebrado a 15 de maio, o primeiro dia deste Encontro Regional foi dedicado às crianças e famílias, com uma atividade lúdico-pedagógica, em articulação com a Direção Regional da Solidariedade Social. Até sexta-feira decorrem, ainda, vários momentos de reflexão e workshops relacionados com o acompanhamento da tramitação processual e alterações ao sistema informático de gestão do processo de promoção e proteção da CPCJ.

DL/CML

Categorias: Lagoa, Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*