Açores contrataram mais de duas centenas de enfermeiros em dois anos

O Secretário Regional da Saúde revelou que, nos últimos dois anos, foram contratados mais de 200 enfermeiros para integrar o Serviço Regional de Saúde.

Rui Luís, que falava na sessão de lançamento do Observatório para a Dotação de Enfermeiros nos Açores, salientou que o Governo Regional cumpriu com o compromisso de admitir novos profissionais de forma faseada.

O titular da pasta da Saúde referiu que esta aposta nos recursos humanos contribuiu para a fixação de enfermeiros recém-formados nos dois polos da Escola Superior de Saúde da Universidade dos Açores e para o abrandamento da saída destes profissionais.

No Serviço Regional de Saúde estão atualmente integrados 1.600 enfermeiros distribuídos, pelas unidades de saúde de ilha e hospitais.

Na ocasião, Rui Luís lembrou um conjunto de medidas que contribuíram para a fixação e valorização da carreira de enfermeiro.

Na vertente da valorização profissional, o governante recordou os efeitos do período negocial, que resultaram em acordos importantes com os sindicatos representativos dos enfermeiros.

Dos acordos coletivos de trabalho celebrados entre os hospitais e os sindicatos resultou a equiparação de regimes entre enfermeiros vinculados através de contrato individual de trabalho e os seus colegas com vínculo de emprego público, salientou o Secretário Regional.

O Secretário Regional aproveitou o momento que assinalou o arranque de uma nova plataforma que disponibiliza dados atualizados sobre o número de enfermeiros que exercem nos Açores para enaltecer o alto compromisso de ética e responsabilidade destes profissionais para com o utente e a comunidade.

DL/Gacs

Categorias: Regional, Saude

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*