Turismo deve apostar nas melhores práticas de eficiência energética e gestão de energia

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo afirmou que o turismo deve apostar nas “melhores práticas de eficiência energética e gestão de energia”, evitando “desperdícios energéticos e, ao mesmo tempo, impulsionando o crescimento sustentável e a competitividade no setor”.

Marta Guerreiro salientou que, “em termos de políticas de incentivos ao investimento privado na Região, e com o apoio do Sistema de Incentivos para a Competitividade Empresarial, Competir+, os promotores podem beneficiar de uma majoração do incentivo não reembolsável, se o projeto incluir investimentos elegíveis em eficiência energética”.

A titular da pasta da Energia referiu que, “com esta majoração positiva, o Executivo açoriano cria condições para que os novos investimentos possam ser pensados para serem energeticamente mais eficientes nos processos de climatização, na produção de águas quentes, entre muitos outros exemplos que permitem otimizar o consumo de energia através de equipamentos energeticamente eficientes, cuja aquisição é, igualmente, incentivada pelo Governo dos Açores, através do ProEnergia – programa de incentivos à produção de energia a partir de fontes renováveis”.

Marta Guerreiro afirmou que o papel do Governo Regional “é facilitar esse caminho e, por isso, consideramos que estas ações de sensibilização no setor energético são fundamentais para esclarecer os Açorianos e transformá-los nos agentes principais da promoção da eficiência energética”.

Marta Guerreiro falava, na Lagoa, em S. Miguel, na sessão de abertura do VIII Encontro com a Eficiência Energética, dedicado ao setor hoteleiro.

Este evento, em edições anteriores, já se centrou na Indústria, Agricultura, Floresta e Pesca; nos Edifícios Públicos; nos Sistemas de Incentivos; nas Comunidades de Energia; nos Contratos de Desempenho Energético; na Mobilidade Elétrica e nas Instituições Particulares de Solidariedade Social.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*