Diretor Regional das Comunidades desloca-se à Bermuda

O Diretor Regional das Comunidades desloca-se, entre 29 de abril e 1 de maio, à Bermuda, onde vai reunir com diversas entidades da diáspora açoriana e inaugura uma exposição de fotografia intitulada “Açores”.

A exposição, numa organização conjunta com a Casa dos Açores da Bermuda, integra as comemorações do 170.º aniversário da presença portuguesa neste arquipélago e será inaugurada a 30 de abril, pelas 17h00.

Esta mostra da Direção Regional do Turismo é composta por 18 fotografias das nove ilhas do arquipélago dos Açores e estará patente no Washington Mall até 31 de maio.

Nesta deslocação à Bermuda, Paulo Teves manterá diversos contactos com o associativismo comunitário, nomeadamente com a Direção do Clube Vasco da Gama, que tem como missão preservar e divulgar a cultura e a língua portuguesa na Bermuda, sendo responsável pela Escola Portuguesa e também pela realização de iniciativas que promovem o convívio entre a comunidade portuguesa residente neste arquipélago.

O Diretor Regional vai também reunir com a Direção da Casa dos Açores da Bermuda, fundada em março de 2015, enquanto organização sem fins lucrativos, com o objetivo de promover e preservar o património e a cultura açoriana naquele território, desenvolvendo diversas iniciativas de promoção da identidade açoriana.

Esta organização, presidida pela emigrante açoriana Andrea Moniz De-Souza, que é também Cônsul Honorária de Portugal em Hamilton, preside este ano ao Conselho Mundial das Casa dos Açores, cuja Assembleia Geral reunirá todas as Casas dos Açores naquelas ilhas, relevando a importância da comunidade açoriana no âmbito das comemorações dos 170 anos da chegada dos portugueses à Bermuda.

No último dia de deslocação, o Diretor Regional das Comunidades reúne-se com a Ministra do Trabalho, Assuntos Comunitários e Desporto do Governo da Bermuda, Lovitta Fogoo.

A emigração açoriana para as Bermudas data de meados do século XIX, estimando-se que atualmente cerca de 25% da população bermudiana seja de origem portuguesa, sendo que 90% é oriunda dos Açores, na sua grande maioria da ilha de São Miguel.

A Direção Regional das Comunidades tem, ao longo dos anos, desenvolvido um conjunto de iniciativas de promoção da integração dos emigrantes açorianos, bem como apoiado associações e projetos que preservam, dinamizam e divulgam a presença açoriana naquele arquipélago.

Em 2015, o Governo dos Açores ofereceu bibliotecas de temática açoriana à Bermuda National Libray, ao Bermuda College Library e à Warwick Academy para que pudessem criar uma secção específica para a língua portuguesa, permitindo, assim, disponibilizar aos seus leitores um espólio que permite, não só o contacto com a língua portuguesa, mas também com a história e cultura açorianas.

DL/Gacs

Categorias: Comunidades

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*