Santuário do Senhor Santo Cristo completa 60º aniversário na segunda feira de Páscoa

O Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, na cidade de Ponta Delgada está a celebrar o 60.º aniversário da elevação a santuário diocesano de Angra.

Do programa festivo destaca-se uma celebração de ação de graças a 22 abril, no 60.º aniversário do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres da Diocese de Angra, estando previstas outras iniciativas como um encontro de reitores dos santuários diocesanos dos Açores, a 24 de maio, e um simpósio nos dias 11 e 12 de julho, onde D. Carlos Azevedo, do Conselho Pontifício para a Cultura, da Santa Sé, aborda o tema “Viver em Cristo: Pleno humanismo de santidade”.

“Vamos celebrar na reflexão- conferências e colóquios-, liturgia -celebrações- e no compromisso pastoral os 60 anos do nosso querido Santuário do Senhor Santo Cristo” refere o reitor e o vice-reitor, cónegos Adriano Borges e José Medeiros Constância, respetivamente.

“Convidamos todos os cristãos e peregrinos a aprofundarem a sua fé neste ano pastoral de `Comunidade Evangelizada em Comunhão Missionária´ e a sermos todos, tudo e sempre missionários do Senhor”, referem.

Por isso “todos estão convidados a participarem com a Igreja da nossa diocese, ilha e cidade de Ponta Delgada em todos os atos deste programa celebrativo”, dando “graças pelo passado, pedindo a bênção para o presente, queremos que o nosso Santuário seja no futuro um grande foco de dinamização formativa e espiritual”, refere ainda a equipa reitoral.

Até ao momento já se realizaram três conferências evocativas da efeméride, centradas na dimensão do acolhimento, da centralidade eucarística, da peregrinação e da conversão que um santuário promove.

O culto ao Senhor Santo Cristo dos Milagres foi impulsionado a partir dos séculos XVII e XVIII, dentro dos princípios adotados pela Igreja Católica no Concílio de Trento, no sentido da defesa da importância do culto e da veneração de imagens, um dos princípios de divergência em relação à Reforma protestante.

Na atualidade, aquando das festas em honra do Senhor Santo Cristo, uma multidão acorre ao Campo de São Francisco e ao Convento da Esperança para viver e celebrar uma das maiores manifestações de devoção, fé e respeito. Além de se prestar homenagem à imagem do Senhor, são pagas as promessas feitas.

Ao longo do restante do ano, a imagem encontra-se guardada numa capela do convento, localizada em frente e em sentido oposto ao altar-mor da igreja, separada da nave por um gradeamento.

As festas do Senhor Santo Cristo realizam-se no quinto domingo a seguir à Páscoa e são as maiores festas religiosas dos Açores, atraindo milhares de peregrinos que durante o fim de semana percorrem as ruas de Ponta Delgada.

A festa deste ano, que se realiza a 24 e 25 de maio, será presidida pelo arcebispo D. José Avelino Bettencourt, núncio apostólico da Santa Sé na Arménia e na Geórgia.

DL/IA

Categorias: Religião

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*