Romarias Quaresmais 2019 na estrada a partir do dia 9 de março

 É já no próximo sábado, dia 9 de março, que saem para a estrada os primeiros Romeiros da Romaria Quaresmal 2019. Entre os onze primeiros Ranhos que saem, está o Rancho de Romeiros do Cabouco.

Pelos caminhos da ilha de São Miguel, os Ranchos de Romeiros seguem em Orações e Partilhas, em momentos de afinidade especiais, com Deus, com os Homens e consigo próprios.

As recomendações do Movimento de Romeiros de São Miguel vão no sentido de que estes sejam momentos marcantes de Amor, Humildade, Oração e Partilha, contribuindo acima de tudo com as atitudes, para tocar o coração de cada pessoa, que escuta o cantar dolente da Ave-Maria, nos oito dias de caminhada, de busca incessante de ser cada dia melhor Cristão.

Com a humildade marcante do Romeiro, são apresentadas algumas sugestões, desde logo: 

  • Impregnar de espírito e sentimentos cristãos; em obediência e humildade: todas as nossas ações, como Romeiros e como Rancho.
  • Fomentar uma boa preparação, em todos os Irmãos, para as nossas Romarias, contribuindo assim para uma Santa Caminhada e para a vida de cada um e dos que nos rodeiam.
  • Testemunhando sempre, na caminhada, nos descansos, nas refeições, nos encontros e particularmente na pernoita, um verdadeiro comportamento de peregrinos, com espírito de penitência, de humildade, de respeito, de sermos sempre exemplos vivos de discípulos de Cristo.
  • Que a Caminhada Espiritual, seja e ative, a capacidade e vontade, de sermos testemunhos vivos, como Cristãos e Homens renovados, na nossa família e na sociedade.
  • Sejamos Romeiros Ecológicos, respeitando a natureza, como obra da Criação Divina, deixando nos trilhos e caminhos, como única pegada, a nossa Oração.
  • Que a Oração de cada um, seja adequada em atos e posturas, sendo evangelizadores com as nossas atitudes e exemplos.
  • Devemos ser comedidos, discretos e humildes, nos nossos desejos e vontades durante a Caminhada; nas refeições, encontros de família e pernoitas, sendo sempre exigentes connosco e tolerantes com todos os outros.
  • Usar o tempo da Romaria, para um retiro espiritual, isolando-se e, para tal privar-se do uso do telemóvel, das redes sociais, por forma a sentir a plenitude destes 8 dias de encontro consigo e com Deus. O uso do telemóvel  do Mestre ou do Contra Mestre, para falar, enviar mensagens, fotografar, gravar, só deverão ser feitos depois do consentimento dos mesmos, nas condições e nos locais e momentos por ele indicados, nunca devendo ser feitos nos momentos de pernoita.
  • Que os momentos de pernoita, sejam ocasiões especiais, para os Irmãos e Irmãs, que nos abrigam do ar da noite. Que a nossa presença em cada casa, em cada pernoita, seja um momento de bênção e que deixe a alegria e vontade, de acolher mais irmãos Romeiros.
  • Contatemos sempre atempadamente e respeitemos, a utilização dos espaços, nas refeições, nos descansos e nas pernoitas, com especial atenção nos Encontros de Família, nada exigindo de quem os cede, agradecendo e deixando, se possível, melhor e mais arrumado, do que quando entramos.
  • Privilegiar sempre a Oração comunitária, conjunta e em voz alta, sendo féis e cumpridores, de toda a Reza Pedida.
  • Ter a máxima atenção à segurança do Rancho, fazendo todos os possíveis para verem e serem vistos, especialmente durante os períodos sem luz solar e quando está nevoeiro.
  • Fazer da Caminhada, a nossa Renovação, a nossa Páscoa, para que consigamos, ser Homens imbuídos da Alegria, do Amor e da Paz de Jesus, em cada momento, em cada ação, da Romaria das nossas vidas.

Recorde-se que as romarias quaresmais começam no primeiro sábado da Quaresma e prolongam-se até Quinta-feira Santa, dia 18 de abril.

Caraterísticas de São Miguel, onde saem à rua anualmente 54 ranchos, mobilizando cerca de 2500 romeiros, estas romarias realizam-se também na Terceira e na Graciosa.

DL

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*