Vasco Cordeiro presta homenagem à “extraordinária história” dos Açorianos na Califórnia

O Presidente do Governo destacou o heroísmo dos Açorianos que emigraram para a Califórnia, considerando que a melhor homenagem que se pode prestar a esta “extraordinária história” passa pelo reforço da relação entre os Açores e este Estado norte-americano.

Vasco Cordeiro falava no encontro com a Comunidade Açoriana de San Diego, no último dia da deslocação oficial que realizou ao Estado da Califórnia, que incluiu, além de vários encontros institucionais, também visitas às comunidades de Sacramento, Hilmar, Fresno e Artesia, assim como a inauguração do Portuguese Beyond Borders Institute da Universidade de Fresno.

Perante cerca de três centenas de pessoas que encheram o United Portuguese Sociedade do Espírito Santo, Vasco Cordeiro prestou, assim, homenagem a esta história, assim como a todos aqueles que “hoje representam esse caminho de determinação, de ambição e de persistência”.

Na sua intervenção, o Presidente do Governo defendeu ainda que a melhor forma de homenagear aqueles que chegaram à Califórnia com apenas “sonhos e esperança” é, não apenas olhar para trás, mas também perceber o que “podemos e queremos fazer para manter forte esta ligação dos Açores com a sua Diáspora” no futuro.

Nesta deslocação oficial, o Presidente do Governo esteve acompanhado pelo Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, Rui Bettencourt, e por deputados do PS e do PSD à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

Segundo o American Community Survey de 2017, a população de origem portuguesa no Estado da Califórnia é de cerca de 345 mil pessoas, estimando-se que cerca de 70 por cento seja oriunda dos Açores.

Com início em meados do século XIX, a Comunidade Açoriana está radicada na Califórnia há várias gerações, mantendo inúmeras tradições e dinamizando várias organizações, nomeadamente Irmandades do Divino Espírito Santo, Bandas Filarmónicas, Grupos Folclóricos, entre outras, bem como ocupando lugares de destaques em vários setores deste Estado norte-americano.

DL/Gacs

Categorias: Comunidades, Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*