Festival Cordas atribuído 3 prémios internacionais

O Transglobal World Music Chart Festival Awards foi lançado com o objetivo de aumentar a apreciação da música das culturas do mundo, como uma ferramenta para o desenvolvimento de comunidades em muitas áreas da vida, bem como para o prazer e alegria de muitos povos. Festival Cordas foi atribuído 3 galardões. 

A edição de 2018 acabou de anunciar os festivais galardoados e na lista TOP 10 Global o Festival Cordas, que acontece no mês de setembro na ilha do Pico entrou na sétima posição lado a lado com festivais WOMADelaide, Førdefestivalen e Urkult que tem orçamentos gigantescos comparados com o festival de músicas do mundo nos Açores. 

O júri composto de 15 profissionais de vários países, além de destacar o valor dos vencedores nas categorias, elogia vários festivais além do programa de espectáculos musicais, destacando “Cordas World Music Festival, um autêntico desafio devido à sua localização remota, proporciona experiências emocionantes adicionadas ao prazer da música.”  

As notas do júri continuam mencionando que o Cordas é um dos festivais mais singulares do mundo não só pela sua localidade, a ilha do Pico, mas também pelo foco dos seus artistas dedicarem-se à arte dos cordofones, apresentando assim diversas culturas através de instrumentos de cordas. Tendo a ilha montanha como palco principal, aproveita as suas belezas naturais para fazer das Cordas uma verdadeira celebração da música e da natureza. 

O Transglobal World Music Chart Festival Awards também atribuiu ao Festival Cordas o galardão da segunda posição tanto como Best Newcomer (festival com menos de 5 anos de idade) como Best Small Festival.

Festivais dos quatro cantos do planeta fizeram parte desta lista prestigiada e o diretor artístico da MiratecArts, Terry Costa, que fundou e gere o Festival Cordas diz estar “satisfeito e agradecido a todo o júri e organização por não só mencionar o Festival Cordas mas galardoar lado a lado a festivais com orçamentos que apenas podemos sonhar aqui na região. Estas listas são cobiçadas e promovidas por todo o planeta e milhões de pessoas vão ficar a conhecer que estamos aqui por causa de termos sido colocados neste patamar.” 

Lembre-se que Festival Cordas entrou na lista de Best New Festival nos Iberian Awards 2017 e está novamente nomeado em várias categorias, a anunciar no mês de Março na cidade de Vigo. Festival Cordas pretende apresentar sua quarta edição em setembro 2019 com o programa ainda para anunciar. Artistas com instrumentos de corda podem fazer propostas de participação através do site www.festivalcordas.com 

DL/MA

Categorias: Cultura, Regional