Governo dos Açores integra Observatório Internacional da Democracia Participativa

O Governo dos Açores integra, desde este mês, através da Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial, o Observatório Internacional da Democracia Participativa.

Este observatório internacional, de que a Região é mais o recente membro efetivo, é a maior rede mundial de promoção de troca de experiências e partilhas no campo da democracia participativa.

A rede, que é composta por diversas entidades, organizações, centros de investigação, universidades e governos locais e regionais, estimula a produção de conhecimento através de intercâmbio.

Nesse sentido, fornece estratégias e ferramentas de atuação às administrações públicas mundiais que contribuam para incentivar os cidadãos a adotar um papel ativo na construção da sua sociedade, participando na criação de políticas e tomada de decisões.

Esta rede nasceu em 2001, no âmbito dos Projetos de Cooperação Descentralizada do Programa URB-AL, da Comissão Europeia, e atua, desde 2006, em estreita colaboração com a organização “Cidades e Governos Locais Unidos”.

O Governo dos Açores promoveu este ano o primeiro Orçamento Participativo de âmbito regional, que registou expressiva adesão dos Açorianos, quer na fase de apresentação de ideias, quer aquando da votação das 154 propostas, estando em execução 29 projetos.

Em 2019, a dotação do Orçamento Participativo dos Açores vai ser reforçada em 66%, sendo disponibilizada uma verba total de um milhão de euros para a execução de ideias de investimento público propostas pelos cidadãos.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*