Criado grupo de acompanhamento do Programa Regional para a Promoção da Alimentação Saudável

Overview

O despacho que cria o grupo de trabalho intersetorial para o acompanhamento da implementação do Programa Regional para a Promoção da Alimentação Saudável foi já publicado em Jornal Oficial.

Este grupo de trabalho é constituído por oito elementos das áreas da Saúde, Educação e Solidariedade Social, entre os quais o Diretor do Serviço de Endocrinologia e Nutrição do Hospital de Ponta Delgada, Rui César, bem como nutricionistas das direções regionais da Saúde e da Educação e das Unidades de Saúde de Ilha de São Miguel, da Terceira e do Faial.

O Programa Regional para a Promoção da Alimentação Saudável surge da necessidade de implementar políticas que melhorem o estado nutricional e de saúde da população açoriana.

Nesse sentido, pretende-se promover o aumento da literacia alimentar e nutricional e a capacitação dos cidadãos para escolhas e práticas alimentares saudáveis, criando condições para que possam, de forma responsável, viver em saúde.

Este programa regional apresenta, entre outras metas até 2020, o aumento do consumo diário de fruta e hortícolas, o aumento do número de pessoas que consomem mais de um litro de água por dia e o controlo da prevalência de excesso de peso e da obesidade na população infantil.

O despacho conjunto da Secretária Regional da Solidariedade Social e dos secretários regionais da Educação e Cultura e da Saúde, que nomeia este grupo de acompanhamento, produz efeitos a partir de 12 de dezembro.

DL/Gacs

Categorias: Regional