2º edição da São Silvestre decorre dia 29 de dezembro na Lagoa

Overview

A 2ª edição da São Silvestre irá decorrer dia 29 de dezembro, junto ao edifício do Nonagon e do Expolab, na cidade de Lagoa, numa organização do Clube Desportivo Operário Lagoa, em parceria com a Câmara Municipal de Lagoa.

Uma nota da autarquia lagoense adianta que a corrida irá contar para o Campeonato de Estrada da Associação de Atletismo de São Miguel, sendo que a mesma tem por finalidade o estímulo da prática desportiva como elemento de promoção da saúde e da qualidade de vida.  

A mesma nota, enviada às redações, frisa que este evento desportivo contará com a participação de dois embaixadores, os desportistas João Vieira e Vera Santos, ambos atletas de atletismo, mais precisamente de marcha atlética, que pertencem ao Sporting Clube de Portugal.

João Vieira nasceu em Portimão, em 1976, e conta com 4 participações nos Jogos Olímpicos, 10 participações em Campeonatos do Mundo de Atletismo, 6 participações no Campeonato da Europa de Atletismo, 10 participações na Taça do Mundo de Marcha Atlética e 12 participações na Taça da Europa de Marcha Atlética, tendo 46 internacionalizações. No seu palmarés desportivo conta com 48 títulos de campeão de Portugal. É recordista nacional nas distâncias olímpicas de 20 kms e 50 kms marcha atlética. A nível internacional, das diversas conquistas, de realçar que venceu a medalha de prata no Campeonato da Europa de Atletismo Barcelona 2010, a medalha de bronze no Campeonato da Europa de Atletismo Gotemburgo 2006, alcançou o 10º lugar nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e terminou em 4º no Campeonato do Mundo de Atletismo Moscovo 2013, sendo que na Taça da Europa de Marcha Atlética Cheboksary 2003 ficou no 4º posição, tendo vencido a medalha de Prata nos Campeonatos Ibero-americanos de Atletismo, no Rio de Janeiro, em 2000.     

Por seu turno, a atleta Vera Santos nasceu em Santarém, em 1981, conta com 2 participações nos Jogos Olímpicos, 6 participações em Campeonatos do Mundo de Atletismo, 3 participações no Campeonato da Europa de Atletismo, 8 participações na Taça do Mundo de Marcha Atlética e na Taça da Europa de Marcha Atlética. No seu palmarés desportivo conta com 4 títulos de campeã de Portugal. Já a nível internacional venceu a medalha de prata na Taça do Mundo de Marcha Atlética – Chihuahua 2010, a medalha de bronze na Taça do Mundo de Marcha Atlética Cheboksary 2008 e a medalha de prata nas Universíadas – Izmir 2005. Terminou no 9º lugar nos
Jogos Olímpicos de Pequim 2008, 4º no Campeonato do Mundo de Atletismo Berlim 2009, 5º no Campeonato da Europa de Atletismo Barcelona 2010 e alcançou a medalha de Prata no Campeonato Sub23 Atletismo – Bydgoszcz 2003, entre muitas outras conquistas.

De acordo, ainda, com a nota da autarquia, e atendendo à época do ano em que decorrerá a prova, a ambição da mesma para a São Silvestre da Cidade de Lagoa passa, assim, por cativar famílias e grupos de amigos, independentemente da idade ou da condição física, estando previstas diferentes possibilidades consoante o público, nomeadamente: corrida benjamins e adaptado com uma distância de 0,7 km; corrida iniciados e infantis de 1,4 km; corrida juvenis e caminhada para a família de 2,5 km e prova principal, com 7,5km, para atletas federados e não federados.

Assim, a caminhada, dado o seu cariz social e aberto (sem escalões) não terá classificação. Já nas provas de corrida haverá prémios para os três primeiros atletas individuais masculinos e femininos de cada escalão e na prova rainha haverá, igualmente, a classificação por equipas.

A concentração, prevista para as 16h00, iniciar-se-á com a realização das provas mais curtas com a partida prevista, em simultânea, para as 16h30, seguindo-se da prova principal, às 18h00.

Todos os interessados deverão proceder à sua inscrição, online, no portal da autarquia ou presencialmente na Câmara Municipal de Lagoa, junto do gabinete de desporto, ou no secretariado do evento, até ao dia 27 de dezembro. Todas as informações estão disponíveis em www.lagoa-acores.pt, ou através do contado 296 960 600, ou pelo e-mail: desporto@lagoa-acores.pt .

DL/CML

Categorias: Desporto, Local