Depressão DIANA deverá condicionar o estado do tempo nos Açores

Overview

Uma depressão em fase de cavamento, nomeada DIANA, deverá condicionar o estado do tempo no arquipélago dos Açores a partir da próxima segunda-feira (26 de novembro).

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se que a depressão DIANA, às 06 TUC de terça-feira (27 de novembro) se encontre centrada a 41°N 35°W a oeste do arquipélago dos Açores (aproximadamente a 420 km a noroeste das Flores), com uma pressão atmosférica no seu centro de 962hPa e com deslocamento para nordeste.

No grupo ocidental e a partir das 18TUC de segunda-feira, o vento será forte com rajadas que até 130km/h na terça-feira (27 de novembro); as ondas serão de sudoeste a passar a oeste com altura significativa entre 9 a 12 metros (podendo atingir os 21 metros de altura máxima) também na terça-feira.

Para o grupo central e a partir das 03 TUC de terça-feira, o vento irá também intensificar com rajadas que poderão atingir os 120 km/h; as ondas terão 7 a 9 metros de altura significativa de sudoeste passando a oeste; prevê-se ainda, precipitação por vezes forte na madrugada de quarta-feira (28 de novembro).

Para o grupo oriental, prevê-se um aumento da agitação marítima com ondas que poderão ir até aos 6 metros de altura significativa na madrugada de quarta-feira. Também na madrugada de quarta-feira poderá ocorrer precipitação por vezes forte nas ilhas de São Miguel e Santa Maria.

DL/IPMA

Categorias: Regional