Gui Menezes desafia jovens a interessarem-se pelas ciências

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou a abertura de um novo concurso, durante este mês, para apoiar o desenvolvimento de atividades de ensino experimental das ciências.

Um concurso “muito dirigido às escolas” que vai permitir apoiar as instituições de ensino da Região “no desenvolvimento de metodologias e na aquisição de equipamentos que promovam o ensino experimental das ciências”, inserindo-se, desta forma, no Plano de Ação para a Cultura Científica e Tecnológica (PACCTO Açores) e correspondendo, em suma, a um investimento de 50 mil euros.

O mesmo tem por objetivos a promoção da literacia científica, nomeadamente na comunidade escolar, o fomento de pedagogias inovadores para as ciências e a promoção do gosto pelas áreas científicas junto dos mais novos.

O Secretário Regional falava perante alunos da Escola Secundária Domingos Rebelo, no âmbito de uma palestra sobre ‘O Fascínio do Espaço’, integrada na Quinzena da Ciência e Tecnologia.

Avelino Meneses, também presente no local, realçou ainda o alcance da Quinzena da Ciência e da Tecnologia, que pretende sensibilizar os mais jovens, aqueles que “até poderão vir a ser cientistas”, para a “importância da ciência no presente e no futuro”.

Este evento, promovido pela Direção Regional da Ciência e Tecnologia, em parceria com os Centros de Ciência da Região, decorre até 30 de novembro e realiza-se no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Cultura Científica, assinalado a 24 de novembro.

A Quinzena da Ciência e da Tecnologia, que está a promover atividades em todas as ilhas do arquipélago, conta com iniciativas que se destinam maioritariamente a um público em idade escolar, incluindo exposições, palestras e a exibição de uma peça de teatro.

DL/Gacs

 

 

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*