Luís Cabral congratula-se com o acordo entre Ordem dos Enfermeiros e Inspeção Regional de Saúde

Luis-Cabral-saude-Açores-encerramento-centros-saude-São-Miguel

O Secretário Regional da Saúde congratulou-se, esta terça-feira (dia 01), com o acordo celebrado entre a Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros e a Inspeção Regional de Saúde, considerando que “coloca a Inspeção não como um adversário, mas como um parceiro”.

Segundo o titular da pasta da saúde, este acordo vai permitir o apoio técnico da Inspeção em situações solicitadas pela Ordem dos Enfermeiros enquanto, por outro lado, a Inspeção ficará tecnicamente melhor apetrechada, ao nível das peritagens, em todos os assuntos que envolvam profissionais de saúde enfermeiros, seja em inspeções, auditorias, processos de inquérito ou disciplinares.

Além da vertente inspetiva ou fiscalizadora, o acordo prevê a cooperação ao nível da prevenção, incluindo a possibilidade de ações pedagógicas e de sensibilização aos profissionais de saúde, não só enfermeiros, mas indistintamente da classe profissional. 

A Inspeção Regional de Saúde terminou o ano de 2013 com 77 ações, nas quais se incluem auditorias, inspeções, fiscalizações ao setor privado, contraordenações, processos de inquérito e disciplinares, processos de acompanhamento, análise de reclamações e emissão de pareceres e informações.

Entre essas 77 ações, 23 foram respeitantes ao setor privado, o que corresponde a 29% do total, e 54 ações incidiram sobre o setor público, ou seja, 71% do total.

A meio deste ano, IReS já conta com 51 ações, a maioria extraordinárias, esperando-se que ultrapasse o número de ações do ano passado, incluindo as ações ordinárias ainda por executar.

DL/Gacs

Categorias: Saúde