Tolerância de ponto em São Miguel por altura do Santo Cristo (atualização)

O Presidente do Governo dos Açores concedeu tolerância de ponto aos trabalhadores da Administração Pública Regional dos serviços sediados na ilha de São Miguel no dia 7 de maio, segunda-feira das festas do Senhor Santo Cristo.

O despacho assinado por Vasco Cordeiro, publicado em Jornal Oficial, justifica esta decisão com o “profundo significado para a população da ilha de São Miguel das festividades em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres” que decorrem em Ponta Delgada.

Recorde-se que no dia 06 de maio, domingo, decorre a procissão do Senhor Santo Cristo dos Milagres, o ponto alto das celebrações.

Também a Câmara Municipal de Ponta Delgada decidiu, por despacho assinado pelo Presidente José Manuel Bolieiro, conceder tolerância de ponto na quinta-feira das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, 10 de maio.

À semelhança do que acontece todos os anos, por altura das maiores festas religiosas dos Açores (as segundas maiores de Portugal), às quais a Autarquia se associa comemorando o seu feriado municipal (a 7 de maio), é dada tolerância de ponto a todos os funcionários dependentes da Câmara.

A exceção, por motivos operacionais, vai para os colaboradores da Polícia Municipal, do Mercado da Graça, Serviços de Higiene e Limpeza, CATL e os colaboradores afetos ao Cemitério de São Joaquim, que sejam indispensáveis à eventual e necessária continuidade dos serviços, sem prejuízo da respetiva compensação.

No despacho acima referido, José Manuel Bolieiro considera que as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres constituem o maior evento anual realizado no concelho de Ponta Delgada, pelo que merece “o especial envolvimento da Câmara Municipal de Ponta Delgada”.

Além disso, a quinta-feira do Santo Cristo é o dia que encerra as grandes festas, constituindo por excelência “um dia festivo no concelho de Ponta Delgada”, uma tradição que se “deve manter e ser devidamente respeitada e convenientemente valorizada”.

No que respeita ao feriado municipal, o Presidente da Câmara recorda que este já se encontra assumido por toda a ilha de São Miguel, ultrapassando, assim, o seu âmbito concelhio”

DL/Gacs

Categorias: Regional