Açores registam o maior número de colocações de emprego dos últimos dois anos

Overview

O Vice-Presidente do Governo revelou que os dados recolhidos até ao momento apontam para que, em março, se tenha verificado nos Açores o “maior número de colocações de emprego, ou seja, de resposta a ofertas de trabalho, dos últimos dois anos” por parte das Agências de Emprego e Qualificação Profissional, salientando a importância do aumento das competências dos Açorianos em situação de desemprego para esse aumento de mais de 16 por cento.

Sérgio Ávila, que falava  na cerimónia de entrega de 122 diplomas de Cursos de Aquisição Básica de Competências (ABC), enalteceu o “esforço, coragem e determinação” dos mais de 8.000 Açorianos que, através da Rede Valorizar, conseguiram novas qualificações.

O Vice-Presidente, salientando que estes Açorianos “hoje têm uma certificação” que as circunstâncias da vida e do tempo não permitiram anteriormente, afirmou que o esforço conjunto que tem sido desenvolvido pelos formandos e pelo Executivo “visa criar condições de maior empregabilidade”.

O titular da pasta do Emprego defendeu, assim, que esta etapa é “um ponto de partida”, assegurando que a “parceria” com o Governo dos Açores se “vai manter”, no sentido de os formandos também conseguirem “vencer o desafio” do mercado de trabalho.

Os Cursos ABC foram criados pelo Governo dos Açores com o objetivo de dotar adultos de mais qualificações e de maiores níveis de escolaridade, contribuindo, também por esta via, para o aumento da sua valorização profissional e empregabilidade.

Pelo seu caráter pedagógico inovador, estes cursos, uma das medidas inscritas na Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial, receberam no final de 2016 o prémio nacional ‘Aprender ao Longo da Vida’.

A distinção desta medida, implementada a partir de 2012, através da Vice-Presidência do Governo, considerou os resultados alcançados e a capacidade desses resultados se manterem sustentáveis no futuro, nomeadamente gerando outras iniciativas e oportunidades.

DL/Gacs

Categorias: Regional