Emprego no segundo semestre de 2017 é o mais elevado dos últimos 10 anos nos Açores

O Vice-Presidente do Governo destacou o “crescimento muito acentuado” do emprego em 2017, que correspondeu a mais 3.968 Açorianos empregados, sublinhando que, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados, o valor do emprego foi o mais elevado dos últimos 10 anos.

Sérgio Ávila, em declarações aos jornalistas, salientou que estes dados “ainda são mais relevantes” quando, tradicionalmente, no último trimestre do ano há uma “redução acentuada de emprego” devido à sazonalidade.

No entanto, destacou o governante, “o número de empregados é o mais elevado dos últimos 10 anos e o número de desempregados o mais baixo dos últimos sete anos”.

Para o Vice-Presidente, estes números demonstram “claramente que o crescimento do emprego tem resultado do crescimento da atividade económica”.

A taxa de desemprego nos Açores foi de 8,3% no quarto trimestre de 2017, o que corresponde a uma redução de mais de 19% do número de desempregados comparativamente ao mesmo período do ano anterior.

De acordo com os dados do INE, verifica-se que a população empregada cresce em todos os setores de atividade relativamente ao mesmo trimestre do ano anterior (+17% no primário, +3,8% no secundário e +2% no terciário).

DL/Gacs

Categorias: Regional