“5 Dias – 5 Destinos” na UAç

UAc-Anfitiatros-universidade-açores

O Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores, através do Gabinete de Psicologia Orientação e Supervisão (GaPEOS), em articulação com a com a Direção Regional da Juventude, leva a cabo a iniciativa “5 Dias – 5 Destinos”, um campo de férias ao abrigo do programa Entra em Campo, dirigido a adolescentes com idades entre os 11 e os 14 anos. Este campo de férias, através de um contacto divertido com a riqueza e a diversidade dos Açores, pretende contribuir para a ocupação saudável do tempo de lazer e para construção de projetos de vida saudáveis. 

Com a duração de cinco dias úteis, agendadas para a semana de 7 a 11 de julho de 2014, as atividades decorrerão das 9h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00, sendo o ponto de encontro a sede do GaPEOS, no campus universitário de Ponta Delgada. Um dos slogans propõe “5 dias divertidos com marmita”, numa alusão sensata aos dias de hoje. Os diferentes piqueniques, devidamente acompanhados por monitores, constituirão um tempo especialmente dedicado ao convívio e fomento de relações interpessoais positivas. 

No 5D, cada dia terá um destino diferente, na forma análoga a rumo, direção ou rota. Assim, no DIA 1 terá lugar a Rota das Letras, que inclui passeios por Ponta Delgada orientados para conhecer a vida de Antero de Quental, um repto à escrita com Carolina Cordeiro e um desafio à poesia com Pedro Paulo Câmara. O DIA 2 traz a Rota do Mar, que desvenda mais sobre a pesca e outras atividades ligadas ao mar, e traz a oportunidade de um mergulho no pesqueiro. O DIA 3 é a Rota dos Sons, que se propõe a fomentar a interação com as particularidades da música regional, visitando um espaço museológico, uma rádio local e um estúdio de gravação, onde os participantes gravarão uma música. O DIA 4 corresponde à Rota das Preciosidades, que pretende alargar a experiência dos jovens a respeito do artesanato regional, com Cristina Borges que estimulará os participantes a manufaturarem uma peça a gosto deles. O DIA 5, e último, será o da Rota dos Palcos, que facultará conhecimento sobre as artes cénicas com uma visita a uma sala de espetáculos da cidade e com a experimentação da dramatização. 

Este projeto conta com a coordenação de Suzana Nunes Caldeira, diretora do 1.º ciclo de estudos em Psicologia, e com a participação dos estudantes Joana Moreira, Pedro Almeida Maia, Sara Medeiros Soares e Sandra Amaral. finalistas de licenciatura e mestrado em Psicologia O valor simbólico da inscrição é 45 euros pela experiência completa da semana “5 Dias – 5 Destinos”.

DL/UAc

Categorias: Educação