Intervenção do Governo dos Açores sempre que seja necessário garantir a segurança das populações e reduzir riscos associados aos recursos hídricos

Overview

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo assegurou esta quarta-feira, dia 23 de agosto, em S. Miguel, que o Governo dos Açores intervirá sempre para garantir a segurança das populações e mitigar eventuais riscos associados aos recursos hídricos, destacando, nesse sentido, a obra da ponte da Ribeira da Lomba, no concelho da Povoação.

“Trata-se de um investimento de cerca de 380 mil euros, que decorreu ao longo dos últimos nove meses, para a substituição da ponte existente, que se encontrava em estado deficitário em resultado da intensa pluviosidade sentida em 2010, que gerou a escorrência de caudal extraordinário da Ribeira da Lomba, o qual descoseu as fundações da ponte ali existentes”, afirmou Marta Guerreiro na inauguração da nova ponte.

Segundo o executivo regional, esta nova ponte se localiza a cerca de 10 metros a jusante da antiga e está dotada de uma plataforma com largura suficiente para albergar duas vias de circulação e um passeio, melhorando as caraterísticas do traçado.

Na sua intervenção, Marta Guerreiro recordou que, na sequência da intempérie de 2010, que conduziu ao colapso parcial do muro de guarda do lado de montante, “foi realizada uma intervenção de emergência que visou a reposição do tráfego, com a construção de um muro que estreitou a plataforma viária”.

A Secretária Regional destacou ainda que o Governo dos Açores tem afetado cada vez mais recursos financeiros associados aos recursos hídricos, quadruplicando desde 2012 as correspondentes dotações orçamentais, sendo que “o Plano para 2017 dispõe para a globalidade destas ações de verbas que rondam os oito milhões de euros”.

DL/Gacs

Categorias: Regional