“Por muitos que sejam os desafios, temos de ter a confiança de os vencer”

O Presidente do Governo manifestou-se convicto que os Açores têm capacidade para vencer os desafios com que estão confrontados, destacando o “sentido de parceria” entre o poder regional e local como uma das “grande forças” do desenvolvimento da Região nos últimos 40 anos.

“Por muitos que sejam os desafios que o presente e o futuro nos reserva, temos de ter a confiança e a consciência da nossa capacidade de os vencer, da mesma forma que os vencemos no passado”, afirmou Vasco Cordeiro, que falava quinta-feira, dia 29 de junho, na sessão solene comemorativa do 516.º aniversário do Concelho das Lajes do Pico.

Segundo o executivo regional, na sua intervenção, salientou que o contributo das entidades públicas para se ultrapassarem com sucesso estes desafios deve, também, ser pautado por um “elevado sentido de exigência e de rigor e com total e absoluta intransigência quando isso, porventura, não acontece”.

Vasco Cordeiro destacou o “sentido de parceria” que, sobretudo nos últimos 40 anos, se tem desenvolvido entre diversos níveis de poder, no caso concreto, o poder local e o poder regional.

Esta parceria faz-se, cada vez mais, com a “consciência clara de que é nela que reside a grande força para o desenvolvimento dos Açores”, afirmou o Presidente do Governo, ao considerar que, do ponto de vista do poder regional, as intervenções incluem o investimento em infraestruturas, mas também a implementação de políticas setoriais com impacto concreto em toda a Região.

Nesse sentido, Vasco Cordeiro apontou os exemplos da nova escola das Lajes, da ampliação do Lar de Idosos da Piedade, da beneficiação do Centro de Saúde das Lajes, da melhoria da operacionalidade do Aeroporto do Pico, da melhoria das acessibilidades marítimas e do relançamento de novos setores, como é o caso da vinha e do vinho.

Ao nível do turismo, o Presidente do Governo sublinhou que este setor, no Pico, tem dado sinais claros de acompanhar o crescimento que se verifica na Região, caso do número de dormidas que, em 2016, cresceu mais de 14 por cento face ao ano anterior, sendo que, nos primeiros quatro meses deste ano, já registou um aumento de seis por cento.

Nesta sessão solene, em que foram distinguidas várias instituições e personalidades, entre as quais Carlos César, com a Chave de Honra do Município das Lajes, Vasco Cordeiro realçou o “cuidado e o interesse que agora, nas funções de deputado à Assembleia da República, tem manifestado em relação à nossa Região e aos desafios com que estamos confrontados, assim como na forma como os podemos vencer”.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*