“Agroturismo pode ser um excelente contributo para aumentar rentabilidade de pequenos agricultores”

O Diretor Regional do Desenvolvimento Rural afirmou esta terça-feira, dia 16 de maio, que o agroturismo pode ter um grande contributo no aumento da rentabilidade de pequenos agricultores, ajudando-os a transformar as suas explorações em produtos e serviços de valor acrescentado.

“A oferta de visitas e demonstrações de práticas agrícolas tradicionais e sustentáveis é um excelente meio para criar ou expandir negócios de micro, pequenas e médias empresas de animação, de restauração, de agro-produtos e de artesanato”, afirmou Fernando Sousa, que falava na abertura do seminário de agricultura e turismo ‘Abraçar Desafios, Projetar o Futuro’, organizado pela Escola Profissional da Ribeira Grande.

Fernando Sousa salientou que os Açores possuem “exemplos bons e únicos”, como é o caso das fábricas de chá e da fábrica de licores, no concelho da Ribeira Grande, em São Miguel.

“São exemplos da melhor simbiose que podemos ter entre a agricultura e o turismo, pela economia e emprego que estas unidades geram à sua volta”, destacou o Diretor Regional, acrescentando que o aumento do turismo no arquipélago implica também “um aumento da necessidade de bens alimentares e a agricultura açoriana tem todas as condições para dar essa resposta”.

Na sua intervenção, o Diretor Regional recordou que os jovens têm ao seu dispor um sistema de incentivos denominado PRORURAL+, onde há uma medida exclusivamente dedicada aos que se queiram instalar na agricultura, cujo prémio máximo pode chegar a 50 mil euros, para além do apoio ao investimento realizado.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*