Câmara de Ponta Delgada vai transferir mais de 1,5 milhões de euros para as Juntas em 2017

camara-de-ponta-delgada-vai-transferir-mais-de-15-milhoes-de-euros-para-as-juntas-de-freguesia-de-ponta-delgada-em-2017

A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai transferir, em 2017, para as 24 Juntas de Freguesia do concelho, uma verba superior a 1,5 milhões de euros, segundo foi anunciado.

Segundo o Presidente José Manuel Bolieiro, o reforço dos meios financeiros transferidos pela Câmara Municipal de Ponta Delgada para as juntas de freguesia do Concelho aumenta 12% relativamente ao ano em curso.

Numa nota enviada à nossa redação, José Manuel Bolieiro refere, por outro lado, que com a intermediação das Juntas de Freguesia, a Câmara tem funcionado como um “verdadeiro Ministério de Solidariedade Social, nos casos de emergência. Ademais, a prática defendida é a da descentralização. O que a junta de freguesia pode fazer a junta faz. É orientação política a manter.”

O aumento dos valores para cada freguesia, subindo o valor geral das transferências de um milhão e trezentos e sessenta mil euros para um milhão quinhentos e vinte e três mil euros (mais 12%), é justo e deve-se à eficácia da gestão financeira do Município, de acordo com o Presidente.

Recorda a mesma nota que o Vereador Pedro Furtado, que tutela a área das freguesias, reuniu recentemente com os Presidentes de Junta do concelho de Ponta Delgada, precisamente para anunciar o aumento da transferência de verbas para as freguesias, as quais de destinam, como já foi referido, aos contratos interadministrativos e aos acordos de execução.

DL/CMPD

Categorias: Regional