Rodrigo Oliveira defende importância das novas tecnologias para promover as tradições açorianas

rodrigo-oliveira-visita-eua-comunidades-paltaforma1

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas defendeu, em East Providence, nos Estados Unidos da América, que é “fundamental” a utilização das novas tecnologias de comunicação e de informação para melhor promover as tradições açorianas junto de novos públicos e, em especial, das novas gerações de açordescentendes.

Rodrigo Oliveira, que falava no Centro Cultural de Santa Maria, no lançamento dos roteiros dos Grupos Folclóricos e das Bandas Filarmónicas, dos Açores e das comunidades, que foram apresentados pelo Diretor Regional das Comunidades, salientou que as bandas filarmónicas e os grupos folclóricos “despertam muito interesse e uma grande participação dos mais jovens, tanto nos Açores como nas comunidades”, considerando, por isso, que são “determinantes para o rejuvenescimento das associações e para garantir o futuro das tradições açorianas”.

Nesse sentido, o Subsecretário Regional recordou a visita que efetuou no mesmo dia à Internacional Chater School, em Pawtucket, também no Estado de Rhode Island, uma escola primária pública bilingue, cujo modelo considerou “exemplar” por consagrar um ensino repartido em partes letivas iguais entre o Português e o Inglês.

Esta escola promoveu um intercâmbio de alunos que visitaram os Açores em 2015 com o apoio da Direção Regional das Comunidades.

Na visita ao estabelecimento de ensino, Rodrigo Oliveira, que estava acompanhado pela Vice-Cônsul de Portugal em Providente, Márcia Ponte, teve a oportunidade de responder a várias perguntas dos alunos sobre os Açores, tendo também contactado com as professoras que se deslocaram a S. Miguel.

O Roteiro dos Grupos Folclóricos Açores/Comunidades (www.folcloreazores.com) e o Roteiro das Bandas Filarmónicas Açores/Comunidades (www.filarmonicasazores.com) são iniciativas do Governo dos Açores, desenvolvidas através das direções regionais das Comunidades e da Cultura, contando já com mais de 60 entidades cada uma.

As filarmónicas e grupos folclóricos podem ser pesquisadas através de um motor de busca por país, província, estado, cidade ou freguesia, incluindo também informações sobre estas importantes manifestações da identidade do Povo Açoriano, sendo possível, de uma forma simplificada, proceder à inserção de mais entidades do género, em qualquer parte do mundo.

Estas duas novas plataformas juntam-se ao Roteiro do Divino Espírito Santo, apresentado em 2015, que já contém mais de três centenas de festas no seu conteúdo, e ainda ao sítio da Internet do Conselho Mundial das Casas dos Açores, criado em 2015 pelo Governo Regional para congregar todas as Casas dos Açores que compõem este organismo.

Através do endereço eletrónico casasdosacores.org é possível aceder a informação sobre a história, os fundadores, as atividades desenvolvidas, as valências e os órgãos diretivos atuais de cada uma das Casas, bem como toda a informação relativa ao Conselho Mundial das Casas dos Açores, fundado em 1997.

DL/Gacs

Categorias: Comunidades