Governo decide alterar os programas INTEGRA e Estagiar

Estagiar_L_T_programa-Emprego-Açores

O Governo Regional decidiu alterar os programas INTEGRA e Estagiar. No programa de integração de ativos INTEGRA, consagram-se novas majorações às entidades que contratem desempregados provenientes de programas ocupacionais.

Com esta alteração, o apoio atribuído aos empresários pela celebração de um contrato de trabalho de, pelo menos, um ano com um desempregado que cumpra estas condições é agora majorado em 10%.

Os apoios atribuídos pelo programa são de 350 euros ou 450 euros mensais por um período de um ano para desempregados inscritos nas Agências de Emprego da Região, respetivamente, há menos e há mais de um ano.

A contratação de jovens até à idade de 29 anos tem, no âmbito deste programa, um tratamento diferencial através da atribuição de apoios superiores e consoante as suas habilitações literárias, podendo atingir o valor de 550 euros mensais.

O programa também incentiva a contração de desempregados com mais de 50 anos, atribuindo uma majoração de 20% sobre os apoios a conceder.

No caso do Estagiar, procede-se à alteração do regulamento, tornando o programa acessível a um maior leque de empresas e de jovens.

Assim, no âmbito dos estágios L e T, podem agora candidatar-se as empresas que não estando ainda obrigadas a entregar o Relatório Único, demonstrem ter iniciado a sua atividade nos três meses anteriores à candidatura.

No âmbito do Estagiar U, passam a poder aceder a esta modalidade os jovens que frequentem cursos de pós-graduação, acrescendo aos que frequentem curso que confira grau de licenciatura ou mestrado, os quais estavam já abrangidos pelo regulamento em vigor.

O Estagiar, criado em 1998, tem sido um valioso instrumento para a integração dos jovens no mercado de trabalho, sendo há 18 anos uma alternativa de qualidade que o Governo dos Açores apresenta aos jovens que terminam a sua formação, quer superior, quer profissional.

Até ao momento, já passaram por este programa 13.406 jovens açorianos, voltando a estar abertura durante este mês de agosto mais uma fase de candidaturas para os estágios L e T a iniciar em outubro.

DL/Gacs

Categorias: Regional