Vida e obra de Ruy Galvão de Carvalho evocadas em Rabo de Peixe

Vida e obra de Ruy Galvão de Carvalho evocadas em Rabo de Peixe

O presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, presidiu, esta sexta-feira, dia 29 de abril, em Rabo de Peixe, à homenagem evocativa do 25.º aniversário do falecimento de Ruy Galvão de Carvalho, poeta, escritor, ensaísta e professor que se destacou em vida pelo estudo da vida e obra de Antero de Quental.

Segundo a autarquia, a cerimónia contou com a presença de Jaime Vieira (presidente da junta de freguesia de Rabo de Peixe), José Andrade (presidente da Associação Antigos Alunos do Liceu Antero de Quental), José Luís Brandão da Luz (orador convidado) e familiares de Ruy Galvão de Carvalho.

Na ocasião, foi descerrada uma placa que assinalou a efeméride, sendo esta mais uma iniciativa que perpetua a memória de Ruy Galvão de Carvalho, considerado por muitos como o maior anterianista de sempre que deixou uma vasta e diversificada obra literária.

Nascido em Rabo de Peixe a 3 de novembro de 1903, Ruy Galvão de Carvalho viria a falecer a 29 de abril de 1991, completando-se nesta data um quarto de século sobre o seu falecimento. Ocasião para a autarquia, junta de freguesia e a associação dos Antigos Alunos do Liceu Antero de Quental recordarem a vida e obra de uma insigne figura da vila piscatória.

Alexandre Gaudêncio destacou, nas breves palavras proferidas, que “evocar, hoje, Ruy Galvão de Carvalho, é lembrar um homem de qualidades ímpares que, para além de professor, dedicou muitos anos da sua vida ao estudo da poesia açoriana.”

O edil manifestou ainda a “total disponibilidade da autarquia para continuar a realizar eventos desta natureza que recordem e tragam para o presente a memória de destacadas figuras ribeiragrandenses que se notabilizaram no concelho, nos Açores e até fora da região.”

DL/CMRG

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*