Leonor Mexia apresenta “Colar de Contos” aos alunos da Ribeira Grande

Leonor Mexia apresenta “Colar de Contos” aos alunos da Ribeira Grande

A Câmara da Ribeira Grande, através da biblioteca municipal Daniel de Sá, recebeu a escritora de livros infantis, Leonor Mexia, para apresentação da obra “Colar de Contos”, referenciada pelo Plano Nacional de Leitura, momento que foi acompanhado pelo vereador da Cultura, Filipe Jorge.

Segundo a autarquia, esta atividade foi desenvolvida em parceira com o grupo Porto Editora e visou motivar e sensibilizar as crianças para o livro e para a leitura, criando um momento em que o escritor se torna real perante os seus olhos.

Ouvir a história e ter a oportunidade de questionar o escritor foram as razões principais deste encontro. Os alunos do primeiro ciclo de escolaridade foram convidados a participar e a conhecerem melhor os livros desta autora.

Na segunda-feira, 18 de abril, a escritora esteve no cineteatro Miramar, em Rabo de Peixe, para três sessões para a EBI Ruy Galvão de Carvalho, num total de 340 alunos e professores. No mesmo dia realizou duas sessões na EBI da Maia para 120 alunos e no pólo dos Fenais da Ajuda, pertença do CATL da Santa Casa da Misericórdia da Maia, para uma sessão para cerca de 60 crianças.

Já nesta terça-feira, 19 de abril, Leonor Mexia realizou quatro sessões na biblioteca municipal Daniel de Sá, destinadas às crianças do primeiro ciclo afetas à EBI da Ribeira Grande, envolvendo cerca de 320 alunos.

No âmbito desta actividade, a Câmara da Ribeira Grande ofereceu a cada uma das escolas envolvidas duas das obras da escritora: “Colar de contos” e “A caixa da avó”, por forma a enriquecer o espólio das suas bibliotecas escolares.

Leonor Mexia nasceu no Porto, em 1970. É casada e mãe de dois filhos. Foi-lhe atribuída uma Menção Honrosa pelo conto “Onde se meteu a lua?”, editado na coletânea “Um mar de contos”, de quinze autores lusófonos.

O livro “A caixa da avó Maria” entrou, em 2010, para o Plano Nacional de Leitura. Escreveu o conto “O cordeiro do João”, conto de apresentação dos “Bebés de S. João” – voluntariado do Hospital de S. João, de que faz parte.

DL/CMRG

Categorias: Cultura, Educação