Governo dos Açores cria plataforma de apoio aos produtores florestais para a gestão sustentável de matas

Governo cria plataforma de apoio aos produtores florestais Isabel Isidoro

A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da Direção Regional dos Recursos Florestais, criou uma plataforma para apoiar os produtores florestais açorianos na elaboração dos planos de gestão sustentável das suas matas de produção de madeira.

Anabela Isidoro, que falava numa sessão de esclarecimento com agentes da fileira da madeira, no Centro de Divulgação do Pinhal da Paz, em S. Miguel, salientou que esta é uma das medidas previstas na estratégia florestal regional.

A Diretora Regional dos Recursos Florestais recordou, a propósito, a criação da marca ‘Criptoméria dos Açores’, destacando também que todo o Perímetro Florestal de S. Miguel já se encontra certificado internacionalmente do ponto de vista da gestão florestal sustentável.

Com a promoção desta sessão de esclarecimento, o Governo dos Açores teve como objetivo auscultar os agentes do setor sobre a proposta de Bolsa de Prestadores de Serviços em Áreas Florestais e promover as vantagens da integração da madeira de criptoméria na Norma Europeia EN 1912, para fins de construção e exportação.

Nesse sentido, participaram também neste encontro o Laboratório Regional de Engenharia Civil e a Azorina.

Após a homologação da “Madeira serrada de criptoméria para estruturas – Classificação visual para fins estruturais”, em dezembro de 2015, torna-se necessário debater a importância da integração da madeira de criptoméria nesta norma que lista as classes de qualidade de resistência, espécies florestais e origens de madeiras.

A inclusão da madeira de criptoméria de origem açoriana permitirá a sua colocação numa lista europeia que possibilita aos técnicos terem acesso à classe de resistência desta para uso em estruturas de construção civil, tais como vigas e barrotes, dando a conhecer a criptoméria a nível europeu e mundial.

A Bolsa de Prestadores de Serviços em Áreas Florestais tem o objetivo de prestar apoio aos produtores, disponibilizando-lhes o contacto e informação sobre as empresas e agentes do setor que, por terem concluído o seu processo de adesão, cumprem com todos os requisitos de segurança e de formação.

DL/Gacs

 

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*