Governo determinado em apoiar agricultores dos Açores

Vasco Cordeiro debate ALRAA mar16

O Presidente do Governo defendeu que a resolução do embargo russo é fundamental para ultrapassar a atual situação que se vive no setor leiteiro e garantiu que o Executivo açoriano vai continuar a fazer tudo o que está ao seu alcance para apoiar os agricultores da Região.

 Vasco Cordeiro, que falava durante um debate na Assembleia Legislativa, na Cidade da Horta, reafirmou que a principal questão não assenta no fim do regime de quotas leiteiras, uma vez que o crescimento de produção de leite em 2015 na Europa, em relação ao ano anterior, foi apenas de apenas 2,5 por cento.

Recorde-se que, apenas o último conjunto de medidas do Governo dos Açores, que foi anunciado em final de 2015, significa, em termos de montante que lhes é afeto, mais do que as ajudas que a União Europeia dirigiu à totalidade do país.

Para Vasco Cordeiro, “a forma mais eficaz para resolver este problema não está na mão de nenhum país isoladamente, está nas mãos da União Europeia”, reafirmando a desilusão que constituiu o último Conselho de Ministros da Agricultura da União Europeia por incidir as respostas à atual situação na produção e não nas questões da comercialização.

Vasco Cordeiro afirmou, ainda, que, na intervenção feita hoje em plenário, o PSD/Açores cometeu um erro de diagnóstico ao considerar que a base do problema reside no fim das quotas leiteiras, assim como o erro de considerar que a solução passaria pela simples criação de um observatório do leite.

DL/Gacs

Categorias: Regional