Diretor Regional das Comunidades elogia compromisso dos jovens açordescendentes com a preservação da identidade açoriana

Paulo Teves comunidades raizes açorianas

O Diretor Regional das Comunidades enalteceu, em Hilmar, na Califórnia, a “participação ativa” dos jovens açordescendentes nas instituições e organizações representativas da comunidade açoriana como “compromisso para o futuro com o legado herdado”.

Paulo Teves, que falava na Casa dos Açores de Hilmar, defendeu que “as Casas dos Açores são instituições imprescindíveis para a divulgação e promoção da imagem dos Açores e das suas valências fora do espaço arquipelágico”.

Paulo Teves, no âmbito da visita que está a efetuar às comunidades açorianas, encontrou-se, ainda na segunda-feira, com os alunos do Curso de Português da Universidade Estadual da Califórnia, em Turlock.

Na ocasião salientou a importância da língua portuguesa como “instrumento de valorização do rico património cultural que identifica as gerações mais jovens e lhes permite orgulharem-se dos valores legados pelos seus antepassados”.

Para Paulo Teves, “o conhecimento da língua e cultura portuguesas contribui para a projeção, coesão e integração da comunidade, bem como para a promoção da portugalidade nas sociedades de acolhimento”.

Ainda em Turlock, Paulo Teves visitou a VALER – Valley Area Living Enabling Resources, instituição que tem como objetivo prestar apoio social à comunidade local, onde salientou “o trabalho relevante desenvolvido em prol da integração e do apoio solidário aos mais carenciados”.

DL/Gacs

Categorias: Comunidades