Cristina Calisto recebeu alunos que realizaram intercâmbio na Suécia

Overview

alunos lagoa intercambio suecia audienca presidente camara Cristina calisto decq mota (1)

A Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto Decq Mota, recebeu, no edifício dos Paços do Concelho, a turma do 12º A da Escola Secundária de Lagoa, no âmbito de um intercâmbio e parceria pedagógica na área da investigação científica, com a escola Sueca Orkelljunga Utbildningscentrum.

A cerimónia serviu para apresentação de cumprimentos de ambas as partes, após a viagem da turma lagoense de inglês e biologia à cidade sueca, no passado mês de fevereiro, num projeto de intercâmbio que tem por objetivo estudar e comparar ao nível genético e toxicológico a população de uma espécie marinha de interesse comercial comum aos dois países. A espécie será alvo de análises histológicas e químicas levadas a cabo na Escola secundária de lagoa e na Universidade dos Açores e a análise genética será realizada pelos parceiros na Suécia.

Nesta viagem à Suécia, os alunos participaram no primeiro workshop de PCR e análise genética. Este workshop revestiu-se de extrema importância, uma vez que implicou a utilização de equipamentos e técnicas muito atuais e relevantes no ensino da Biologia, aos quais dificilmente teriam acesso na sua realidade escolar. A segunda fase consiste na visita dos parceiros suecos aos Açores, em abril próximo, durante a qual os alunos da Lagoa dinamizarão um workshop sobre técnica histológica e análise microscópia das lâminas.

A líder do executivo da Câmara Municipal mostrou-se satisfeita na continuidade da aposta na área da educação. Para Cristina Calisto Decq Mota, estas são iniciativas enriquecedoras para os jovens estudantes lagoenses, uma vez que lhes permitem realizar aprendizagens ao nível pessoal e académico e o conhecimento de uma cultura diferente.

DL/CML

Categorias: Local