Vila Franca do Campo recebeu testemunhos da iniciativa “Rota dos 20”

Vila Franca do Campo recebeu testemunhos da iniciativa “Rota dos 20”2

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Ricardo Rodrigues, recebeu, no dia 16 de fevereiro, os testemunhos da iniciativa “Rota dos 20” – Eco Escolas, provenientes da Câmara Municipal de Lagoa, e entregou-os posteriormente à Escola Profissional de Vila Franca do Campo, para que os alunos desta incluam nos pergaminhos as suas sugestões e propostas relacionadas com a mobilidade sustentável no Município.

Na ocasião, o Autarca, explicou que a população poderá também colocar as suas sugestões numa tombola, que ficará disponível até à manhã do dia 18 de fevereiro na secção de expediente da Câmara.

Segundo uma nota da autarquia, Ricardo Rodrigues explicou que os pergaminhos vão ser entregues depois às outras Eco Escolas do Concelho, no caso a EB/JI Padre Manuel Ernesto Ferreira e a EBS de Vila Franca do Campo, para que também possam inscrever as sugestões dos seus alunos e que estas propostas serão analisadas pela Autarquia, no sentido de se aplicarem as que forem justificáveis.

Assim, na manhã do dia 17 de fevereiro, haverá a passagem do testemunho à EB/JI Padre Manuel Ernesto Ferreira através de uma corrente humana que contará com a presença de professores, funcionários e alunos da Escola Profissional de Vila Franca do Campo.

À tarde, o testemunho para a EBS de Vila Franca do Campo. A deslocação dos alunos da EB/JI Padre Manuel Ernesto Ferreira até à EBS de Vila Franca do Campo será feita de bicicleta e de trotinete, onde serão envergados cartazes alusivos ao tema.

Já no dia 18 de fevereiro, os testemunhos voltam à Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, com os alunos a deslocarem-se a pé até ao Largo do Município, onde os testemunhos com as recomendações serão recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal e analisados pela entidade.

Finalmente, pelas 14h00, os testemunhos serão entregues à Câmara Municipal de Povoação. A deslocação dos elementos representantes do município de Vila Franca do Campo e representantes das Eco Escolas do Concelho será feita em viaturas elétricas disponibilizadas pela EDA.

A iniciativa “Rota Eco-Escolas”, coordenada pela Associação Bandeira Azul (ABAE) | Programa Eco-Escolas, integra-se no tema mobilidade sustentável e visa alertar a comunidade escolar para a importância de uma mobilidade mais segura, sustentável, eficiente e inclusiva, através do envolvimento das crianças e jovens, professores, assistentes e auxiliares, encarregados de educação e município.

DL/CMVFC

Categorias: Educação