Índice de Atividade Económica dos Açores atinge valor mais alto do que a média do país

Protocolo INSCO Marca Açores Jornal Diario da Lagoa Sergio Avila

O Vice-Presidente do Governo dos Açores manifestou-se satisfeito com a evolução positiva de vários indicadores que apontam para uma retoma económica sustentada na Região.

Sérgio Ávila salientou a subida de 1,1 pontos percentuais do PIB regional em 2014, que frisou ser “a maior do país”, e sublinhou que, em 2015, essa tendência continuou a verificar-se.

O Índice de Atividade Económica é um indicador de síntese construído para acompanhar a evolução, no curto prazo, da economia regional, a partir de séries de referência da atividade económica.

As séries utilizadas na obtenção do IAE-Açores foram o “Leite Entregue nas Fábricas”, o “Gado Abatido”, a “Pesca Descarregada”, a “Produção de Energia”, a “Produção de Produtos Lácteos”, o “Consumo de Energia na Indústria”, a “Venda de Cimento”, os “Empregados na Construção Civil”, os “Passageiros Desembarcados Via Aérea”, as “Dormidas nos Estabelecimentos Hoteleiros”, os “Créditos Bancários Concedidos”, o “Número de Prédios Transacionados” e o “Número de Levantamentos Multibanco”.

DL/Gacs

Categorias: Regional