Políticas sociais são determinantes no combate à solidão

Overview

Andreia Cardoso secretaria regional solidariedade social governo açores solidão palestra lions Lagoa

A Secretária Regional da Solidariedade Social afirmou, na Lagoa, que a implementação de políticas sociais é “determinante” no combate à solidão, salientando que esta tem sido uma preocupação central na ação do Governo dos Açores.

“É precisamente a estas preocupações e a estes aspetos fundamentais da vida das comunidades que o Governo Regional dos Açores tem procurado dar resposta através da implementação da sua política social”, salientou Andreia Cardoso, apontando o desenvolvimento da Rede Regional de Equipamentos Sociais como principal resposta ao isolamento e exclusão dos vários grupos etários.

Andreia Cardoso falava no encerramento da sessão pública ‘Desafios da Solidão’, levada a cabo pelo Lions Clube de Lagoa.

Para a Secretária Regional, “as políticas sociais, enquanto aplicação prática do resultado do estudo do bem-estar humano, são determinantes no combate a este fenómeno”.

Nesse sentido, frisou que o bem-estar dos Açorianos é o “princípio norteador de inúmeros programas destinados a estimular a participação ativa na comunidade, o trabalho voluntário, o envelhecimento ativo, o encontro intergeracional e a partilha de experiências”, apontando, a título de exemplo, os programas ‘Meus Açores, Meus Amores’, desenvolvido em parceria com a Secretaria Regional do Turismo e Transportes, ou o ‘Escola + Voluntária’, em colaboração com as direções regionais da Educação e da Juventude.

DL/Gacs

Categorias: Local