Trabalhos de reparação do adro da igreja de São Roque já começaram

Overview

Igreja-de-São-Roque-fechada-por-precaução-devido-a-derrocada-no-adro

As obras de consolidação da encosta e a reconstrução da zona do adro da Igreja de São Roque, do lado do mar, já se iniciaram, segundo avançou, ao Sítio Igreja Açores, o pároco Pe Hélder Cosme.

As intervenções necessárias para repor a normalidade “no mais curto espaço de tempo possível”, como sempre avançou o executivo regional, consistem na “criação de uma contenção na vertente da arriba” onde está localizada a igreja, “através da aplicação de uma solução de betão projetado e pregagens no solo, visando proteger a zona exposta à ação dos agentes erosivos, impedindo a evolução da regressão do terreno”.

Os trabalhos compreendem, ainda, a criação de uma proteção à agitação marítima na base da arriba, com a encosta estabilizada, segundo avança o relatório técnico.

Até esta fase estar concluída, os serviços religiosos da paróquia serão assegurados nos horários normais na Capela do Centro Missionário do Coração de Jesus, conhecido como o centro dos dehonianos.

Recorde-se que no seguimento de um temporal, registou-se, na madrugada do dia 16, um deslizamento de terras na arriba onde está localizada a igreja de São Roque, afetando parte do adro.

Após as peritagens técnicas e os levantamentos efetuados, foi recomendado o encerramento deste templo por razões de segurança, e em conformidade com a avaliação efetuada pelo Laboratório Regional de Engenharia Civil.

DL/IgrejaAçores

Categorias: Sem categoria