Descoberta nova espécie de planta endémica na ilha de Santa Maria

Nova planta endemica Santa Maria Açores

Uma nova espécie de planta endémica, a Aichryson santamariensis, foi identificada com abundância em áreas de Paisagem Protegida da ilha de Santa Maria.

A descoberta ocorreu na sequência de um trabalho desenvolvido por Mónica Moura, investigadora no Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO), do Departamento de Biologia da Universidade dos Açores, com o apoio local do Parque Natural de Santa Maria.

A equipa da Universidade dos Açores concluiu que a Aichryson santamariensis difere da Aichryson villosum, existente no território nacional e nos arquipélagos dos Açores e Madeira, em determinadas caraterísticas, tais como a cobertura e forma das folhas e a forma das sementes, além de ser, geralmente, de menor dimensão.

A planta, que apresenta floração durante o verão, é abundante nas Áreas de Paisagem Protegida de São Lourenço e Maia, em particular entre as pedras que constituem os muros dos currais de vinha, mas também é possível encontra-la nas barreiras das estradas e muros das freguesias de Santo Espírito e Santa Bárbara, sendo menos frequente no resto da ilha.

As espécies endémicas são aquelas que apenas podem ser encontradas num determinado local, no caso dos Açores numa ou mais ilhas ou em todo o arquipélago.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*