Faltam computadores nas escolas dos Açores

Overview

PSD Açores deputados Joaquim Machado Judite Parreira

O parque informático das escolas dos Açores está muito degradado. A acusação foi feita pelos deputados social-democratas Joaquim Machado e Judite Parreira, na sequência de reuniões mantidas com professores e órgãos executivos de diversas escolas da Região.

“Já bastava a desvalorização da disciplina de Tecnologias da Informação e da Comunicação feita pelo Governo Regional ao nível do currículo. Agora, também nas outras disciplinas, os alunos são impedidos de utilizar as tecnologias mais recentes” referem os deputados Joaquim Machado e Judite Parreira.

Os parlamentares do PSD/Açores denunciam ainda que as verbas inscritas nos planos anuais para tecnologias da informação se têm destinado tão só ao pagamento do licenciamento de aplicações informáticas nas escolas, no âmbito da “Microsoft School Agreement”, uma despesa, “que contraria a resolução da Assembleia Legislativa que recomenda ao Governo Regional a introdução do chamado software livre nos serviços dele dependentes”.

Ainda recentemente, numa audição parlamentar, o secretário regional da Educação reconheceu a insuficiência da verba destinada à aquisição de equipamentos informáticos para as escolas, mas estranhamente até setembro o departamento governamental pelo qual é responsável ainda não havia executado um euro na rubrica correspondente.

Por último Joaquim Machado e Judite Parreira desafiam o Governo Regional a revelar quantos computadores e projetores de vídeo adquiriu em 2014 e 2015, destinados a salas de aulas, qual o montante despendido e as escolas a que se destinaram.

DL/PSD

Categorias: Política