Torneio de Futsal reúne, em 2016, Casas dos Açores da América do Sul

Overview

Rodrigo Oliveira visita Brasil comunidades

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas anunciou, no Brasil, que será realizado em 2016, no Rio de Janeiro, o primeiro Torneio de Futsal das Casas dos Açores da América do Sul.

Segundo Rodrigo Oliveira a competição juntará equipas do Uruguai, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Baía, para além do Rio de Janeiro, que será a anfitriã do evento.

Rodrigo Oliveira, que falava domingo no encerramento do X Encontro Cultural da Casa dos Açores do Rio de Janeiro, salientou que esta instituição tem uma “valência muito forte na área do desporto, possuindo instalações excecionais para a sua prática”.

Na sua intervenção no encerramento do X Encontro Cultural, o Subsecretário Regional destacou a escolha do tema dos trabalhos – ‘Senhor Santo Cristo dos Milagres: Intento, Sustento e Vida do Povo Açoriano’ – que considerou ser “uma marca profunda e identitária da religiosidade do Povo Açoriano, o que é facilmente constatado na força do seu culto e celebrações, desde logo aqui no Brasil, mas também em tantas partes do Canadá, EUA e Bermudas, enfim, onde quer que se encontre um Açoriano”.

Os três dias de trabalhos deste Encontro Cultural Açoriano incluíram diversas palestras sobre diferentes dimensões do tema central, tendo Rodrigo Oliveira saudado a presença de Monsenhor Augusto Cabral, Reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, assim como de Conceição Melo Cabral e Maria Orísia Melo, que apresentaram, com o apoio da Direção Regional das Comunidades, os livros ‘Saberes e Sabores dos Açores’ e ‘Açores: Quem somos/Porque somos’.

Rodrigo Oliveira salientou ainda o “grande dinamismo da Casa dos Açores do Rio de Janeiro, a primeira a ser criada no Brasil e com mais de 60 anos de intensa atividade, desde logo na área cultural, com os seus Encontros Açorianos, com o Rancho Folclórico Tomás de Borba e sua Tocata, e a organização de tantas e outras atividades de convívio e celebração da Açorianidade”.

O encerramento do X Encontro Cultural Açoriano foi precedido por uma Missa Solene em Honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres, culminando com um almoço de confraternização da comunidade açoriana, que contou com a atuação do Grupo Folclórico Padre Tomaz Borba e do Coral da Paróquia de Santo Cristo dos Milagres do Rio de Janeiro.

DL/Gacs

Categorias: Sem categoria